Policial

SEGURANÇA PUBLICA

25º BPM chega hoje ao 5º aniversário como um dos mais bem estruturados do Paraná

08/02/2019 11H15

Umuarama – O 25º Batalhão da Polícia Militar de Umuarama chega ao seu 5º aniversário de criação como um dos mais bem estruturados do Paraná. A cerimônia alusiva acontece a partir das 8h30 desta sexta-feira (8), na sede do batalhão.

O comando está há quase três anos com o tenente-coronel Agnaldo Letrinta e neste período a estrutura cresceu e ganhou corpo, com sala de ginástica, campo de futebol e a construção de espaços próprios para equipes de elite da Polícia Militar, como Rotam e Rocam, além de Canil, considerado um dos mais modernos e bem equipados do Estado.

CANIL

Essa melhora na estrutura permitiu a ampliação de quatro para seis animais que fazem parte da corporação atualmente. O espaço, construído com o apoio do Ministério Público do Trabalho, tem sala de tratamento médico, baias para os animais, local para treinamento, alojamento para os policiais e sala para guarda de material e alimentação.

Nossa equipe do Canil está em constante aperfeiçoamento com cursos. No fim de novembro ocorreu um em Umuarama”, salientou. Letrinta lembra que a equipe do Canil tem uma relação muito próxima entre o policial e o cão.

ROCAM

Outra equipe que tem recebido atenção nos últimos dois anos é a Rocam, que faz as rondas ostensivas com motocicletas. Atualmente são dez motos que permitem um deslocamento rápido até os locais das ocorrências.

RPA

E o trabalho ostensivo nas ruas de Umuarama é realizado pelas equipes de Rádio Patrulha (RPA). Desde que assumiu, Letrinta conseguiu implementar um veículo a mais rodando 24 horas. “Eles desenvolvem um trabalho importante. Estão sempre a linha de frente nas ocorrências, como cumprimento de mandados, atendimento de ocorrências e acompanhamento de presos”, afirmou o comandante.

Isso reflete na redução no número de crimes, como furtos e roubos. Entre outubro e dezembro de 2018, foram registrados em média quatro roubos em Umuarama. Em janeiro foram apenas quatro. Os números são considerados baixos considerando a população de 110 mil habitantes.

HISTÓRIA

O 25° Batalhão de Policia Militar foi criado pelo decreto nº 10.006, de 29 de janeiro de 2014 e instalado em 04 de abril do mesmo ano. Sua área de atuação abrange 17 municípios, sendo uma das unidades mais recentes da PMPR. Respondeu como primeiro comandante o tenente-coronel Ênio Soares dos Santos, que atualmente comanda a corregedoria da Polícia Militar.