Umuarama

Eleições 2018

Umuaramenses reclamam de demora na votação com biometria

07/10/2018 11H23

Eleitores de Umuarama enfrentaram filas nas primeiras eleições com biometria. Pessoas chegaram a esperar mais de 30 minutos, alguns até deixaram a fila no seu colégio eleitoral. Conforme a justiça eleitoral na cidade, apenas uma urna foi troca no período da manhã, pois apresentou problemas.

Em todos os colégios eleitorais de Umuarama as filas estavam grande. Um dos problemas foi a dificuldade em realizar a leitura das digitais dos eleitores. Por causa do número de candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) estimava que o eleitor deveria levar, em média, dois minutos para votar.

Nos dois principais colégios eleitorais de Umuarama (Unipar e Bento Mossurunga) filas se formaram. Em algumas seções, o tempo entre chegar a urna e finalizar o ato de votar, o eleitor levou mais de 20 minutos. “A identificação biométrica está demorando. Tive que passar mais de quatro vezes o dedo”, disse o eleitor Adílson dos Santos.

Mudança nas seções também estão causando confusão na hora de votar. Em várias regiões do Brasil a reclamação é a mesma em relação ao processo biométrico.