Região

TEMPO

Simepar confirma dois tornados no Paraná; um deles atingiu Francisco Alves

10/09/2026 11H07

Jornal Ilustrado - Simepar confirma dois tornados no Paraná; um deles atingiu Francisco Alves
Foto: Ilustrativa/Redes Sociais

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a ocorrência de dois tornados no Estado entre o fim da tarde de quarta-feira (9) e a madrugada desta quinta-feira (10). Os fenômenos foram registrados em Francisco Alves, no Noroeste do Paraná, e em Espigão Alto do Iguaçu, na região Centro-Sul.

O primeiro tornado ocorreu por volta das 17h de quarta-feira, em uma área pequena e localizada de Francisco Alves. Conforme o Simepar, o fenômeno teve curta duração e, até o momento, não foram identificados danos diretamente relacionados à sua passagem. Por esse motivo, a intensidade ainda não foi classificada.

A tempestade que originou o tornado era uma supercélula, formação capaz de provocar eventos meteorológicos severos, como tornados, granizo e fortes rajadas de vento. Em Francisco Alves, o mesmo sistema causou intensa queda de granizo e deixou danos em outros pontos do município.

Segundo tornado ocorreu durante a madrugada

O segundo tornado foi registrado por volta das 0h40 desta quinta-feira, em Espigão Alto do Iguaçu. O fenômeno também foi confirmado pelo Simepar, que realiza o levantamento dos estragos causados na cidade.

A intensidade será determinada após a análise das estruturas atingidas. Para a classificação, os meteorologistas utilizam os critérios da Escala Fujita, que relaciona as características e a extensão dos danos à velocidade estimada dos ventos.

Os dois tornados ocorreram durante a atuação de tempestades severas sobre o Paraná. No caso de Espigão Alto do Iguaçu, a classificação deverá ser divulgada após a conclusão do levantamento dos danos.