Umuarama

COVID19

Saiba como fica a abertura de restaurantes e afins em Umuarama

21/04/2020 07H30

Por enquanto setor de alimentação continua atendendo apenas para entrega de produtos

Umuarama – A tão aguardada reabertura do comércio de restaurantes, carrinhos de lanches e afins deve ficar para o fim da semana. O decreto municipal que promete regulamentar o funcionamento destes estabelecimentos não ficou pronto nesta segunda-feira (20) e a expectativa é que a publicação no Diário Oficial aconteça entre quinta (23) e sexta-feira (24).

DELIVERY

Com isso, os comerciantes do setor podem continuar atendendo ao público somente no sistema de entrega em casa ou retirada no local, por enquanto. O consumo de produtos nestes estabelecimentos continua proibido.

PROTESTO

Na última sexta-feira (17) comerciantes promoveram uma carreata pelas principais ruas e avenidas de Umuarama e terminaram no protesto dentro do gabinete do prefeito Celso Pozzobom, que se comprometeu a promover a reabertura também para esse setor da economia. Eles pedem a abertura total do setor.

A justificativa dos comerciantes para abrir as portas é o risco de falência, demissão de funcionários e baixo índice de casos confirmados do Covid19 no Município e que apenas eles estão sendo impedidos de trabalhar.

COVID19

Desde o início de março o Brasil e o mundo enfrentam uma pandemia por causa do coronavírus. Também nesta segunda-feira a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o quarto caso da doença na cidade.

REGIÃO

Mas se engana quem acredita que medidas de contenção como o isolamento social e o toque de recolher (que está em vigor na cidade) está impedindo muitas pessoas de saírem as ruas. Umuarama está fechado? Vamos para cidades da região. Pérola é uma das que tem recebido os umuaramenses dissidentes. O resultado dessa circulação será posta a prova nas próximas semanas.

Em Icaraíma, o prefeito Marcos Alex atendeu a demanda dos comerciantes do setor, permitindo a abertura até a meia-noite. A medida vigorou por menos de sete dias e neste fim de semana, houve a redução do horário de atendimento com público para até as 20 horas. Após, somente delivery.

REABERTURA

A medida de isolamento social imposta em Umuarama no dia 20 de março completou 30 dias nesta segunda com a abertura gradual do comércio. Por 15 dias apenas serviços considerados essenciais permaneceram abertos e no último dia 6, outros setores voltaram a atender mantendo um rigoroso controle de acesso ao interior das lojas e com medidas de higiene redobradas.