Umuarama

DIA HISTÓRICO

Conheça quem é o novo bispo Dom Antonio Luiz

05/02/2022 10H48

Jornal Ilustrado
O Monsenhor Antonio Luiz é o primeiro padre formado em Umuarama que será ordenado bispo, neste sábado

Antonio Luiz Catelan Ferreira tem 42 anos (completados nesta quarta-feira, 2), é natural de Cidade Gaúcha, mas cresceu na zona rural de Maria Helena, a 23 km de Umuarama. É o segundo filho do casal Luiz Fernandes Portel Ferreira e Maria Erci Catelan Ferreira.

Começou na vida religiosa ainda cedo e na adolescência começou seus estudos no Seminário Rainha dos Apóstolos, em Umuarama e não parou mais. É formado em Filosofia, História, Sociologia e Teologia, pós-graduado em História da Filosofia no Brasil pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Teologia Dogmática pela Plea Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo e doutor em Teologia Sistemática pela Puc do Rio de Janeiro.

Atualmente é professor de Teologia Dogmática no Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Coordenador da Cátedra Joseph Ratzinger na PUC-Rio; membro da Comissão Teológica Internacional; Perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Perito da Comissão para Renovação e Reestruturação do CELAM.

O início

Mas sua vida sacerdotal começou em Umuarama, ainda em 1997, quando assumiu sua primeira paróquia, a Paróquia São Paulo Apóstolo, na Praça Anchieta. Em seguida passou pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também na Capital da Amizade e na paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Londrina. Também passou pela Paróquia Nossa Senhora do Rocio, de Tapira; a Paróquia de São José Operário, em Maringá e desde 2018 está na Paróquia São José da Lagoa, Rio de Janeiro.

Também foi cooperador pastoral na Paróquia S. Pedro de Alcântara, em Brasília; vigário geral da Diocese de Umuarama no ano de 2002; reitor do Seminário Maior Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Umuarama, de 1998 a 2000 e do Seminário Maior Divino Espírito Santo, Londrina, de 2005 a 2007 e 2010 a 2011; membro do Colégio de Consultores diocesanos de Umuarama, de 1998 a 2013; membro do Conselho Presbiteral de Umuarama de 1998 a 2008 e coordenador Diocesano de Pastoral, de 1996 a 2000 e de 2003 a 2005.

Notícias relacionadas