Umuarama

CELEBRAÇÃO ORDENAÇÃO MONSENHOR ANTONIO LUIZ

Como será o rito da celebração de ordenação episcopal

05/02/2022 10H53

Jornal Ilustrado

A celebração da Santíssima Eucaristia com o rito de ordenação episcopal do Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira está previsto para começar às 17 horas deste sábado (5). A expectativa é que a cerimônia tenha cerca de 3 horas de duração e conte com a participação do Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e mais 41 bispos de todo o Brasil, além de sacerdotes e diáconos.

Redes sociais

Apesar de estar programada a colocação de um telão e algumas cadeiras na área externa para os fiéis poderem acompanhar toda a cerimônia, a orientação da Diocese é que as pessoas permaneçam em casa a prestigiem a celebração ao vivo através das redes sociais da Diocese de Umuarama (Facebook e YouTube).

A intenção é evitar a aglomeração de pessoas no local, que deverão respeitar as regras de distanciamento social e uso de máscara e álcool 70%. A medida é uma das formas de garantir a segurança de todos e evitar a transmissão do coronavírus.

Ritos

A celebração será conduzida pelo cardeal Orani João Tempesta e segue com os ritos iniciais e da palavra de uma missa comum para somente após o Evangelho começar propriamente o rito de ordenação, onde é feita a apresentação do eleito, que está a cargo do padre Luís Carlos Pintenho.

Após a homilia, a ladainha acontece a imposição das mãos e prede de ordenação, onde os bispos presentes farão a imposição das mãos sobre o eleito. O gesto vem dos tempos apostólicos, significa a efusão do Espírito Santo para a consagração do novo bispo.

Após começam os ritos explicativos e o Monsenhor receberá o Evangelho, um anel, a mitra e o báculo (cajado de pastor.

Após é realizada a liturgia eucarística e os ritos da comunhão e final e é concedida a palavra ao já bispo Dom Antonio Luiz para seus agradecimentos.