POLÍTICA
O deputado federal Zeca Dirceu foi eleito líder do Partido dos Trabalhadores (PT) em 2023, na Câmara dos Deputados. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (5), após reunião dos deputados eleitos da sigla para a próxima legislatura, que terá início em fevereiro.
Apesar de ser natural de Cruzeiro do Oeste, onde foi prefeito por duas vezes, Dirceu foi o único deputado federal eleito por Umuarama, onde recebeu mais de 6.500 votos. Ele está no quarto mandato e é filho do ex-ministro José Dirceu.
Em suas redes sociais oficiais, o parlamentar comentou a decisão afirmando que: “O ano começou com sentimento de enorme esperança e muita coisa boa! Estou muito honrado e feliz com a decisão das deputadas e deputados do PT pela escolha do meu nome para liderar as ações do nosso partido ao longo deste ano na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional. Trago a você esta notícia com alegria e com compromisso de muito trabalho pelo Paraná e pelo Brasil”.
Antes de Zeca Dirceu, ocuparam a liderança do PT na Câmara os deputados Ênio Verri, também do Paraná, Bohn Gass (RS) e Reginaldo Lopes (MG).
Durante a reunião dos parlamentares também ficou definido que haverá revezamento na liderança e nos cargos da Mesa entre os integrantes de duas vertentes dentro do partido: a corrente Construindo um Brasil Novo (CBN)e o Muda PT.
Nos dois primeiros anos da próxima legislatura, as lideranças serão da CNB enquanto que o cargo na Mesa Diretora ficará com um deputado da Muda PT.
Também ficou definido que as próximas lideranças serão exercidas por Odair Cunha (PT-MG) em 2024; Lindbergh Farias (PT-RJ), em 2025 e Pedro Uczai (PT-SC) em 2026.