Umuarama

ARRASTÃO

Vigilância prepara arrastão contra a dengue na região do Parque Danielle

20/01/2023 09H50

Jornal Ilustrado - Vigilância prepara arrastão contra a dengue na região do Parque Danielle

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental acaba de realizar o 1º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 e, diante de um resultado alarmante de 16,7 pontos, a região do Parque Danielle – que compreende principalmente quatro bairros – vai passar por um ‘arrastão contra a dengue’, programada para o próximo dia 26.

Moradores dos bairros Parque Vitória Régia, Jardim Alto da Boa Vista, Parque San Remo II e o Parque Danielle devem separar todos os tipos de materiais que possam acumular água e colocar na calçada em frente a suas residências entre os dias 23 e 25 de janeiro, conforme recomenda Renata Luzia Ferreira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental. “Na quinta-feira, dia 26, os caminhões da Prefeitura vão passar recolhendo tudo. Reforçamos o pedido aos moradores para que descartem os objetos em suas calçadas – e não nos canteiros centrais das avenidas”, indica.

A operação arrastão terá sua ação no perímetro que vai desde a avenida Paulina Fontana, que é a marginal da PR-489 (saída para Xambrê) até a rua Angela Pereira da Cruz Ribeiro, e entre a avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca até a rua João Maria Daniel. “Essa área pertence à unida básica de saúde Vitória Régia, também chamada de setor Parque Danielle. São 24 quarteirões onde estimamos existir 955 imóveis. É fundamental que todos participem desse mutirão: a dengue é uma doença grave e o mosquito se reproduz até em uma simples tampinha de refrigerante que contenha água”, alerta a coordenadora.

Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde, relata que o Índice de Infestação Predial (IIP) – que é a porcentagem de imóveis com a presença de Aedes aegypti – deve ser inferior a 1%, que indica baixo risco. “Entre 1% e 3,9% já é considerado médio risco e superior a 4% estamos em alto risco. Segundo o último levantamento, o índice geral em Umuarama ficou em 1,6%, sendo que o Parque Danielle registrou 16,7%, ou seja, que de 100 imóveis visitados, quase 17 tinham ao menos um foco do mosquito”, detalha.

Outras localidades com alto risco de contaminação foram a região da Igreja São Paulo (Guarani/Anchieta) com 10%, o Parque Cidade Jardim com 6,8%, a região da Escola Malba Tahan com 6,5%, o Ouro Branco com 6,1%, a Zona 3 com 5,3%, a Zona 2 com 4,5%, os bairros Dom Pedro I e II com 4,4% e o Parque Castelo Branco com 4,1%.

SERVIÇO – ARRASTÃO CONTRA A DENGUE – Local: Região do Parque Danielle – Descarte de materiais na calçada: entre 23 e 25 de janeiro – Retirada dos entulhos: 26 de janeiro (quinta-feira).