VOTAÇÃO
Eleição será domingo (1° de outubro) das 8h às 17h no Colégio Professor Paulo Alberto Tomazinho
Atendendo a um pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Viação Umuarama vai disponibilizar horários especiais de ônibus no próximo domingo, dia 1° de outubro, para facilitar a vida do cidadão que queira votar para escolher os novos conselheiros tutelares do município. Segundo a empresa, a partir das 6h30 os veículos já começam a transitar no sentido bairro-centro, com ponto de parada no local da votação (no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho, que fica na rua Ministro Oliveira Salazar n° 4455).
De acordo com Ivo Galdino da Silva, presidente do CMDCA, 58 candidatos disputam as cinco vagas disponíveis no Conselho Tutelar de Umuarama. “O prazo para o cidadão votar é das 8h às 17h, desta forma a Viação Umuarama decidiu que vai colocar ônibus desde as 6h30 até as 18h, para garantir qualidade no atendimento ao usuário. Vale destacar que haverá circular em todos os bairros que atendidos pelo transporte coletivo urbano da cidade e também no distrito de Lovat, onde a concessionária também atua”, relata, indicando que o preço da passagem é de R$ 4 e que idosos e pessoas com deficiência têm isenção.
Ele explica que os horários serão os mesmos de quando os coletivos circulavam aos domingos e feriados: durante todo o dia. “Como o convênio do município com a Viação Umuarama só contempla o distrito de Lovat, o transporte coletivo dos demais distritos será feito pelo município atendendo a um requerimento expresso do Ministério Público do Paraná (MP-PR), também como forma de garantir o direito de voto aos moradores das localidades de Nova Jerusalém, Roberto Silveira, Vila Nova União, Santa Eliza e Serra dos Dourados”, indicou.
O presidente do CMDCA acrescenta que os ônibus sairão dos distritos em três horários: às 8h, 10h e 15h. “Os locais para tomar os ônibus serão sempre nas UBS (Unidade Básica de Saúde). A saída será de Nova Jerusalém, passando por Roberto Silveira, e de Vila Nova União passando por Santa Elisa e Serra dos Dourados. Os moradores devem ter a consciência de que só poderão utilizar esses ônibus para aquelas pessoas que realmente forem para a votação. Esses eleitores devem retornar nos mesmos coletivos que vieram”, ressalta Galdino da Silva.
A IMPORTÂNCIA DE VOTAR
O Conselho Tutelar é um órgão público e autônomo, que tem como função garantir e zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, como explica Ivo Galdino da Silva, presidente do CMDCA. “Por isso é fundamental que a comunidade aproveite essa oportunidade e compareça para escolher um candidato que tenha o perfil de cumprir essa determinação tão importante para toda a sociedade. Vá votar e busque indicar alguém não por tendência política ou religiosa, por exemplo, mas que será um profissional que realmente queira dedicar sua vida para lutar pela proteção de nossas crianças e adolescentes”, recomenda.
Ele relata que os conselheiros titulares de Umuarama devem receber uma remuneração mensal de R$ 3.866,43, um dos maiores salários para o cargo em todo o Estado. “Serão eleitos cinco membros titulares e os demais permanecerão como suplentes, conforme a ordem definida na votação. Essa função é muito importante e existe há 33 anos, desde a edição do ECA (Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente). Para ser um conselheiro não é preciso ter formação técnica ou acadêmica específica na área, porém é sempre bom que os eleitos demonstrem compromisso com a causa da defesa incondicional dos menores”, registra.
Para finalizar, o presidente do CMDCA frisa que podem votar todos os cidadãos brasileiros, com idade a partir de 16 anos, que possuam Título de Eleitor (ou e-Título) e que estejam devidamente em dia com suas obrigações eleitorais. “É preciso apresentar também um documento de identificação com foto, que pode ser RG, Carteira de Trabalho, passaporte, registro profissional ou CNH, por exemplo”, detalha.
Conheça os candidatos ao Conselho Tutelar de Umuarama clicando aqui.