Umuarama

EM UMUARAMA

Umuarama sedia etapa regional da Conferência sobre segurança alimentar e nutricional

30/08/2023 16H39

Jornal Ilustrado - Umuarama sedia etapa regional da Conferência sobre segurança alimentar e nutricional

Tema deste ano é ‘Erradicar a Fome e Garantir Direitos: Comida de Verdade, Democracia e Equidade’

No dia 21 de julho, a Secretaria de Agricultura de Umuarama realizou a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, em cumprimento ao que determina o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas, instrumento criado para garantir o direito humano à alimentação adequada. E nesta quarta-feira (30), o secretário João Megda participou da edição regional da Conferência, que reuniu profissionais em evento realizado na Sociedade Rural de Umuarama.

O tema deste ano, debatido pelas Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional – Coresan de Umuarama e Cianorte, é ‘Erradicar a Fome e Garantir Direitos: Comida de Verdade, Democracia e Equidade. “As conferências são importantes para podermos avaliar a situação da segurança alimentar nos municípios, além de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada”, comentou Megda.

Esta fase regional da conferência contou com a participação de representantes do Consea-PR (Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Paraná), do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) e Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A presidente do Consea, Roseli Pittner, foi a responsável por conduzir os trabalhos em torno do tema central da Conferência.

A nutricionista Huana da Silva de Godoi, chefe da Divisão de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Agricultura e responsável pelo Banco de Alimentos de Umuarama relatou que os trabalhos seguem três eixos principais. “O primeiro, sob o tema ‘Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional’, o segundo fala sobre o sistema em si, e o terceiro foi sobre ‘Democracia e Participação Social’”, definiu, acrescentando que as datas das próximas etapas (Estadual e Nacional) ainda não foram definidas.