EM UMUARAMA
Alunos dos quartos e quintos anos de todas as escolas municipais de Umuarama tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo ‘A menina, o cachorro e o velho’, superprodução que faz parte do Circuito Cultural Sesi, um dos principais projetos de difusão da cultura do Brasil. A peça é encenada pelo Grupo Teatral Obragem, de Curitiba, e trata do tema solidão.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato, comenta que a solidão pode ser vivida por todas as pessoas – e até pelos animais. “Com cenas coreografadas e música executada ao vivo, a personagem Augustina caminha no tempo e reencontra os amigos Galápagos e Hawaí, para nos mostrar a importância dos pequenos instantes da vida. Essa é uma história com vivências de tolerância e amor”, resume.
O espetáculo traz dança e imagens que abordam a solidão, sentimento que, no entanto, é uma experiência de aprendizado e uma forma de despertar para um mundo novo. “Diante de tempos tão sombrios, a peça trata de importantes assuntos para crianças e adultos, como o abandono, a morte e a nossa capacidade de transformação, de uma forma tocante, por isso ficamos muito felizes em ter sido escolhidos pelo Sesi para receber este verdadeiro presente para nossos alunos”, pontua Patrícia.
A montagem comemora os 20 anos de atuação ininterrupta do Grupo Obragem de Teatro e está circulando por todo o Estado. “Na promoção, divulgação e fomento da cultura por meio do projeto Circuito Cultural Sesi, a ação contribui para o incentivo e o alcance das metas do Desenvolvimento Sustentável — ODS 3, 4, 10 e 11, com entrada gratuita. Agradecemos de coração a toda a trupe do Grupo Obragem e a todos os profissionais do Sesi, sempre grandes parceiros da Secretaria Municipal de Educação”, finaliza.