Umuarama

Infraestrutura

Umuarama conhece novos modelos de estacionamento rotativo

08/03/2023 16H30

Jornal Ilustrado - Umuarama conhece novos modelos de estacionamento rotativo

Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) dedicam-se a analisar modelos de sistemas de estacionamento rotativo pago para ser implantado em Umuarama. Várias reuniões com empresas especializadas já foram realizadas e nesta semana a equipe realizou duas visitas técnicas: a Ponta Grossa e a Francisco Beltrão.

Segundo o secretário Elizeu Vital da Silva, – que viajou acompanhado do diretor da Umutrans, Reginaldo Barros, e do assessor especial Kenny Gonçalves –, em Ponta Grossa, que possui 390 mil habitantes, eles visitaram a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), onde conheceram o sistema OCR de monitoramento utilizado naquele município, onde é possível identificar e rastrear placas automotivas por meio de um software, que envia as informações à central. “É o mesmo sistema apresentado aqui em Umuarama na semana passada ao prefeito e aos secretários, que utiliza um aplicativo onde tudo é feito por meio do celular [smartphone]”, conta.

Vital relata que também em Ponta Grossa o grupo foi recebido pelo superintendente da AMTT, João Rodrigo Pontes, que detalhou todas as vantagens e legislações pertinentes para a administração do modelo, destacando que uma das principais vantagens para os motoristas é ‘seguramente a não necessidade de buscar por um agente de venda de bilhetes ou cartões impressos, sendo tudo monitorado com tecnologia de ponta, garantindo arrecadação para a prefeitura e pagamento justo ao usuário do sistema’.

Ainda em Ponta Grossa, os representantes da Sestram visitaram a Associação Comercial e Industrial, onde foram recepcionados pela presidente Georgia Bochenek e pelo diretor Jarbas Góes. “Eles afirmaram que os comerciantes aprovaram o sistema de estacionamento rotativo digital implantado e deram detalhes sobre como foi o processo de negociação, apresentando pontos que devem ser observados, o que foi de muita relevância para nós”, relatou Vital.

Sistema híbrido

Em Francisco Beltrão, município de quase 100 mil habitantes no Sudoeste do Paraná, o sistema de estacionamento rotativo adotado é o modelo híbrido, pelo menos neste momento, conforme explicou Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Debetran (Departamento Beltranense de Trânsito). “Estamos implantando o modelo digital, mas também mantemos agentes de trânsito na venda de cartões. Em um segundo momento, conforme os usuários forem se adaptando ao sistema digital, com tudo feito por meio de aplicativo de celular, vamos ter o sistema único”, pontua.

Vital acrescentou que mais visitas técnicas devem ser realizadas nos próximos dias, sempre com o objetivo de pesquisar in loco a realidade dos sistemas, obtendo elementos para auxiliar a administração municipal – e a comissão de estudo sobre o tema – na tomada de decisão sobre o modelo que será adotado em Umuarama. “Como comentou Pimentel, ter o estacionamento rotativo é muito importante para a economia local, para os motoristas e para os empresários, porém, é preciso que seja algo absolutamente justo e transparente”, finalizou.