Umuarama

CONQUISTA

Um sonho que se tornou realidade: Uopeccan de Umuarama completa 7 anos

06/03/2023 14H48

Jornal Ilustrado - Um sonho que se tornou realidade: Uopeccan de Umuarama completa 7 anos

De uma conversa iniciada no Rotary, surgiu uma necessidade importante para a região: a construção de um hospital oncológico, para atender com mais conforto e segurança os pacientes do Noroeste, que precisavam se deslocar até Cascavel para realizar o tratamento.

No dia 04 de março de 2016, o Hospital Uopeccan de Umuarama foi inaugurado e chega ao 7º aniversário, sendo uma conquista para a população do Noroeste do Paraná. No entanto, a história começou anos antes: em 2010. “À época, apresentamos a ideia para a comunidade, à sociedade e para os políticos da região, que compraram a ideia. Juntos com o conselho diretor de Cascavel, demos o start e começamos a construir em Umuarama”, lembra o diretor da unidade, Wanderley Rosa.

Ele completa ainda, que o hospital representa um marco importante para a região. “Foi o maior presente que a região ganhou em sua história em relação ao aspecto social. A Uopeccan transformou a região quando se fala em saúde, trouxe para cá uma certa comodidade, um novo conceito, ao que diz respeito a hospital. Dado o objetivo que tem a Uopeccan, que é oferecer um tratamento humanizado, diferenciado”.

O presidente do conselho superior da Uopeccan, Ciro Kreuz, esteve presente desde a consolidação da ideia e destaca a importância da Instituição para o estado, além de deixar os votos de congratulações. “Nos honra receber esta data com muito carinho, amor, carisma e dedicação. Para o Noroeste, a Uopeccan é essencial. São mais de 200 leitos focados em oncologia e atendimentos gerais. Parabéns Uopeccan e a todos aqueles que se dedicaram de uma ou outra forma, para que Umuarama conte com esse atendimento gigantesco, nobre”.

São mais de 18m², em uma estrutura com 220 leitos de internação, 20 leitos de UTI e 9 salas cirúrgicas. Atualmente, o centro cirúrgico permite a realização de até cinco cirurgias por vídeo ao mesmo tempo, com o auxílio de equipamentos de alta qualidade.

Somente no ano de 2022, foram realizadas 45.149 consultas, 6.483 quimioterapias, 10.810 radioterapias, 3.691 cirurgias, 7.678 consultas. Além disso, o hospital também conta com o SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico), uma modalidade para realização de exames complementares, sendo 109.089 atendimentos. Assim, foram realizados 182.900 atendimentos.

Tecnologia

Além da oncologia, o hospital é referência em ortopedia e traumatologia, cirurgia do aparelho digestivo, presta atendimentos em especialidades, como cardiologia, oferecendo serviço de hemodinâmica, e é credenciado a realizar cirurgia bariátrica pelo SUS, convênios e de forma particular, atuando também como hospital geral.

Os serviços ofertados foram estruturados de modo que ofereçam mais facilidade para a população, evitando o deslocamento a grandes centros.