Cotidiano

UMUARAMA

Suspeito de latrocínio em Umuarama é preso em Nova Esperança; 2º envolvido já está detido no Maranhão

11/04/2025 09H19

Jornal Ilustrado - Suspeito de latrocínio em Umuarama é preso em Nova Esperança; 2º envolvido já está detido no Maranhão

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da Delegacia de Nova Esperança, prendeu na manhã desta quinta-feira (10) um homem suspeito de envolvimento em um latrocínio — roubo seguido de morte — ocorrido em dezembro de 2024, em Umuarama.

O acusado, de 22 anos, foi localizado e detido em Nova Esperança e será transferido nos próximos dias para Umuarama, onde responderá pelo crime. Um segundo envolvido, de 42 anos, já havia sido preso anteriormente no estado do Maranhão, onde segue custodiado.

O crime aconteceu na madrugada do dia 14 de dezembro de 2024, por volta da 00h18, em frente à “Borracharia do Jô”, na Avenida Pedromiro José Fernandes, no bairro Parque Primeiro de Maio. A vítima, Antônio Carlos Barbosa Cristino, foi assassinada durante um assalto que resultou n roubo de R$ 1.300,00 em dinheiro e uma caminhonete VW/Saveiro, de cor branca. 

Segundo a investigação, os dois autores agiram em conluio e armados. Enquanto Mateus Ferreira Magalhães (22 anos) se aproximava da vítima e vigiava seus movimentos, Reinaldo Rodrigues de Araújo (42 anos) se posicionou atrás de uma parede e disparou um tiro que atingiu de raspão na nuca de Antônio Carlos.

Na tentativa de escapar, a vítima ainda foi atingida por um copo de vidro arremessado por Mateus, o que dificultou sua fuga. Na sequência, Reinaldo recarregou a arma, uma garrucha calibre 36GA, e efetuou um segundo disparo, atingindo o peito da vítima. Mesmo gravemente ferido, Antônio Carlos correu cerca de 50 metros antes de cair. O laudo de necropsia apontou hemorragia aguda como causa da morte, em decorrência dos ferimentos por arma de fogo.

Após o crime, os suspeitos fugiram com o veículo da vítima, mas colidiram contra uma cerca na entrada do Parque Jaboticabeiras, abandonando o carro e escapando a pé.

Em fevereiro deste ano, a Polícia Civil de Umuarama representou pela prisão preventiva dos dois suspeitos. O pedido foi acolhido pela Justiça, com parecer favorável do Ministério Público.

Reinaldo, natural de Santa Luzia (MA), encontra-se preso na Unidade Prisional de Chapadinha (MA), enquanto Mateus, natural de Guarulhos (SP), aguarda transferência para a comarca de Umuarama.

Ambos foram denunciados por latrocínio, conforme o artigo 157, §3º, inciso II, do Código Penal Brasileiro. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 30 anos de reclusão.