Tempestade
Os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) preveem uma quarta-feira (15) de alta instabilidade sobre o Paraná e principalmente chuva significativa próximo à fronteira com o Paraguai e divisa com o Mato Grosso do Sul. Para Umuarama é previsto precipitação superior a 50 milímetros entre hoje e quinta-feira (16).
Ainda segundo o site do Simepar, para Umuarama existe previsão de chuvas até o dia 1 de março, sendo que para quinta-feira (16) é esperado chover 51 milímetro na Capital da Amizade. Ainda segundo o sistema de monitoramento estadual, as chuvas ocorrem devido ao posicionamento de uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil. As regiões mais afetadas está o noroeste, oeste, sudoeste e o centro-sul, eventos de chuva ocorrem a qualquer momento do dia, com volume expressivo de precipitação.
Com o fluxo das chuvas, em diversas regiões de Umuarama alagamentos estão sendo divulgados por moradores da cidade em suas redes sociais. Ontem a água da chuva subiu a calçada na região da Praça Miguel Rossafa esquina com o prolongamento da Avenida Paraná. Localidades como próxima a antiga rodoviária, Colégio Bento Mossurunga e Estádio Lúcio Pipino também apresentaram alagamentos.
Conforme o meteorologista, Samuel Braun, o tempo continua bastante instável entre o oeste e o noroeste do Paraná nesta manhã de quarta-feira. Na quinta-feira, o sistema frontal continua atuando sobre a Região Sul e as chuvas ocorrem a qualquer momento do dia, acompanhadas também por descargas atmosféricas (raios).
A previsão ainda indica risco elevado para ocorrência de tempestades, sendo mais evidente no interior paranaense. Destaque para os volumes de precipitação, que devem ser bastante significativos.