Umuarama

UMUARAMA

Secretaria do Trabalho promove amanhã o Dia “D” de mutirão do emprego para PcD

20/09/2023 15H23

Jornal Ilustrado - Secretaria do Trabalho promove amanhã o Dia “D” de mutirão do emprego para PcD
A chefe do Núcleo Regional do Trabalho, Sílvia Vendrami

Umuarama – Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda – SETR promove em Umuarama o Dia D de mutirão de emprego para a pessoa com deficiência (PcD).

A ação de empregabilidade acontece das 8 às 17 horas, no dia 21, na Agência do Trabalhador, na avenida Rio Branco, 4211. Até o fim da tarde desta terça-feira (19) já estavam disponíveis 41 vagas nas mais variadas áreas, como auxiliar e assistente administrativo, operador de caixa, repositor de supermercado, auxiliar de linha de produção, entre outras.

Para participar, basta ir até a Agência do Trabalhador com os documentos pessoais. Se tiver a Carteira de Trabalho também deve levar. Além de Umuarama, a ação acontece nas 16 agências e 10 postos de atendimento abrangidos pelo Núcleo Regional do Trabalho de Umuarama, que atende 26 municípios.

Segundo a chefe do Núcleo Regional do Trabalho, Sílvia Vendrame, a ação acontece simultaneamente em todo o Paraná, dentro da política adotada pelo Governador Ratinho Júnior de tornar o Paraná uma referência no trabalho qualificado e inclusivo.

Sílvia salientou a importância de familiares incentivarem pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho. ‘Quando falamos em inclusão, passamos obrigatoriamente pelo emprego”, salientou. Ela ainda destacou programas, como o Jovem Aprendiz, que abrange adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, inclusive PcD e com medidas socioeducativas.

A chefe do Núcleo Regional do Trabalho lembrou ainda que a Secretaria do Trabalho oferece diversos cursos de qualificação de graça, muitos deles em parceria com o Sistema S e com os municípios.