Umuarama

OPORTUNIDADE

Secretaria de Cultura de Umuarama oferece peça teatral grátis para alunos da rede pública de ensino

07/03/2023 16H09

Jornal Ilustrado - Secretaria de Cultura de Umuarama oferece peça teatral grátis para alunos da rede pública de ensino

A Secretaria de Cultural de Umuarama trouxe para a cidade o espetáculo ‘Geladeira Mágica’, encenado pela trupe capixaba Quebra-Cabeça Cia de Teatro. Foram quatro sessões, em apresentações gratuitas para mais de 2 mil crianças da rede municipal de ensino e alunos das oficinas da Fundação Cultural, entre domingo e segunda-feira (5 e 6). A produção foi feita por Arliet Lira, de Curitiba.

Segundo o diretor Murilo Góes, A Geladeira Mágica estreou em 2019 e já foi apresentada em mais de 50 sessões diferentes formatos como teatros, escolas, lives e até drive-in, com mais de 10 mil espectadores. “Usamos o universo lúdico para promover debates sobre consciência alimentar e alimentação saudável. Nina e Luca são primos que sempre se encontram para brincar na casa de sua avó. A curiosidade em desvendar as delícias antes do horário da refeição faz com que eles vivam momentos de magia e de surpresa cada vez que abrem a porta de uma misteriosa geladeira”, relata.

Jornal Ilustrado - Secretaria de Cultura de Umuarama oferece peça teatral grátis para alunos da rede pública de ensino

Com texto de Eneidis Ribeiro e do próprio Murilo Góes, o espetáculo apresenta novas lições de bons hábitos a crianças e a quem mais for capaz de mergulhar em seus acontecimentos. “Com leveza e humor, A Geladeira Mágica é uma dramaturgia ensina e faz da imaginação um espaço fértil para solidificar boas ideias”, resume o diretor.

Rosana Palhoto Dias, secretária de Cultura, relata que o espetáculo veio a Umuarama com patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. “É algo importante proporcionar às crianças o acesso a um espetáculo assim, com texto que tem supervisão de psicólogos, pedagogos, professores, médicos e terapeutas. Em nome do prefeito Hermes Pimentel, só temos a agradecer ao Ministério da Cultura, à WB Produções, Arliet Lira Produções e ao Atacadão, além de todas as pessoas envolvidas para que as apresentações fossem esse sucesso”, pontuou.