PARCERIA
O secretário da Agricultura de Umuarama, João Donizeti Megda, esteve em audiência no início desta semana com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, em Curitiba, discutindo projetos para o setor agropecuário do município. Seis protocolos de projetos foram entregues e serão encaminhados pelo secretário, atendendo diversos segmentos da cadeia produtiva local.
João Megda disse que o apoio do Estado é muito importante para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária de Umuarama e região, e que a administração municipal tem recebido uma atenção especial do governo do Estado.
“Contando com esta parceria protocolamos vários projetos nossos na Secretaria da Agricultura. Junto com o prefeito Celso Pozzobom, apoiamos os produtores com uma série de ações locais e buscamos o respaldo do governo para ampliar os incentivos e para, lá na frente, aumentar a produção e a renda no campo”, apontou.
Dentro os projetos em que o município busca o apoio do Estado está a proposta de reestruturação das feiras livres realizadas em Umuarama, a ampliação da participação no Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, parceria para a implantação de uma panificadora comunitária e apoio para a modernização das centrais de recebimento e distribuição de alimentos.
O município também solicitou o apoio do governo do Estado para ampliar a estrutura de manutenção e conservação das estradas rurais, garantindo a trafegabilidade aos produtores, e protocolou ainda o pedido de liberação de um kit para ultrassonografia em animais, que inclui veículo e os equipamentos necessários. “Em nome do governador Ratinho Junior, o secretário Ortigara foi bem receptivo e sinalizou positivamente. Disse que os nossos projetos devem prosperar e que, em breve, devemos ter novidades”, completou João Megda.
O secretário aproveitou a visita à capital para um encontro com o deputado estadual e secretário do Turismo, Márcio Nunes, onde solicitou o apoio do Estado para a instalação de seis poços artesianos comunitários na zona rural de Umuarama. Cada unidade poderá atender vários agricultores. A água será destinada ao uso geral das propriedades e para abastecer bebedouros destinados às criações de animais. O custo aproximado para perfuração e instalação de cada poço artesiano é de R$ 70 mil e a implantação está em fase final de estudos.