Policial

PREVENÇÃO

Saiba como impedir que hackers invadam sua privacidade

03/06/2019 14H28

Saiba como impedir que hackers invadam sua privacidade

Umuarama – Uma onda de invasões por hackers em servidores de dados de empresas e prefeituras da região foi confirmada pela Polícia Civil de Umuarama. Os piratas digitais roubam os dados e em troca pedem resgate em criptomoedas, neste caso Bitcoins. O jornal Umuarama Ilustrado conversou com um agente do serviço de inteligência da Polícia Civil que deu dicas básicas de como tentar evitar as invasões.

Segundo o agente de inteligência da Polícia Civil, não importa se a empresa é de grande porte ou pequena, os empresários precisam ficar atentos a atualização dos dispositivos de conexão (roteador).
Segundo o entrevistado, o roteador é a interface entre o provedor de internet e seu servidor, o qual contém dispositivos de segurança com eles. “Sem essas atualizações os hackers encontram portas abertas para invadir. Hoje um roteador com três anos já está obsoleto e vulnerável”, disse.

 

CELULARES

Ainda segundo o investigador, a situação é a mesma para as redes residenciais e smartphones. “Se você não atualiza seu roteador em casa e os smartphones seus dados estão vulneráveis. Existe uma obsolência dos celulares programada de dois anos. Neste período eles não realizam mais atualizações suficientes para oferecer tranquilidade na hora de realizar uma operação bancária”, alertou.

 

INVESTIR EM TI

No âmbito da administração pública a situação também não divergem, porém o agente orienta que o órgão publico tem obrigação de ter um setor de Tecnologia de Informação (TI) eficiente e pesquisando essas atualizações de segurança o tempo todo. “As prefeituras e empresas compram soluções de gestão para controlar os setores e essa empresa de softwares precisam oferecer essa segurança. Ou você manter seu equipamento seguro e com as atualizações ou você está vulnerável”, exclamou.