Umuarama

Pedido de ajuda

SAAU precisa de doação urgente de ração para gatos e cachorros

14/04/2021 12H25

cachorro_saau_umuarama

Com mais de mil animais entre cachorros e gatos, a Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (SAAU) passa por dificuldades em meio a pandemia do coronavírus. Conforme a diretoria, sem as campanhas das escolas e universidades o estoque de ração zerou. Além disso, a população de animais na SAAU cresce, principalmente com o aumento de abandono na cidade.

Segundo a presidente da instituição, Ana Maria Polaquini, além das doações da comunidade, antes da pandemia as universidades e escolas realizavam várias campanhas de arrecadação de alimento para os animais e hoje com a redução das aulas presenciais, o estoque de ração zerou.

“As pessoas que queiram ajudar podem realizar a compra nas casas de ração que vamos buscar, como também podem levar até a SAAU. Outra forma de apoiar a SAAU e realizar deposito no valor da ração na conta da Caixa Econômica Federal 976-2, Agência 0570, Operação 03”, disse.

No início da semana a fundadora da SAAU, a professora aposentada Iracema Prado Dumont, gravou um vídeo na rede social Instagram pedindo apoio da comunidade, no sentindo de realizar as doações de ração. “Só vindo aqui para ver a situação dos animais. Tem uma quantidade muito grande de cães e gatos, quem quiser doar pode procurar as empresas parceiras”, disse.

Segundo levantamento da sociedade dos animais, por dia são utilizados 15 sacos grandes de ração. As empresas parceiras da SAAU são: Agro e Pet Umuarama, Pet Tudo, Agro&Pets Fazendão, Atacadão Agropecuário e Emporiopet Umu.

Abandono

Ana Maria Polaquini ainda alertou que vai aumentar a fiscalização e as denúncias para o crime de abandono de animais. Segundo a presidente da instituição, o número de pessoas que estão rejeitando seus pets vem aumentando consideravelmente na cidade.

“Sem as feiras de adoção o número de animais da SAAU aumentou muito, pois as pessoas não vão até lá realizar a adoção e ao contrário o número de abandono aumentou. Entre sete a oito pessoas passam pela SAAU toda semana com a intenção de deixar seu cachorro ou gato na instituição. Sendo que semana passada apenas uma pessoa realizou adoção”, disse

A entrevistada explicou que algumas pessoas levam os animais na Ong alegando que não querem mais. “As desculpas são as mais variadas, ou é porquê a mulher ficou grávida, é alérgico, a mãe tá doente, vai mudar de casa entre outras. Mas, a realidade é que não querem mais o animal de estimação e ainda maltratam e xingam a gente se não pegar”, ressaltou a presidente.