UMUARAMA
Acesf alerta ainda para que concessionários façam a regularização de jazigos com a máxima urgência
Faltando 16 dias para o Dia de Finados, a Acesf (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários) alerta aos concessionários de túmulos no Cemitério Municipal que o prazo para fazer reformas, construções, revestimentos e outros grandes serviços termina na próxima quinta-feira (19). Após esta data serão permitidos apenas os pequenos reparos e as limpezas até o dia 1° de novembro.
Alexandre Gobbo Maroto, diretor-presidente da autarquia, detalha que entende-se por ‘pequenos reparos’ a colocação ou fixação de vasos, pisos e cerâmicas, consertos e pintura de lápides, colocação de placas e letreiros etc. “Os grandes reparos, que exigem movimentação de lajotas, tijolos, cimento, areia e pedra, revestimentos totais de túmulos (com granito, mármore ou cerâmicas) e outros serviços que necessitem, por exemplo, de descarte de materiais em caçambas. O objetivo de limitar essas obras de maior expressão é justamente não prejudicar os familiares”, explica.
Ele destaca ainda que, apesar de a data limite para a limpeza dos jazigos ser dia 1°, seria bom que os responsáveis fossem o quanto antes para deixar tudo preparado. “Temos 15 mil túmulos e mais um gavetário vertical com 480 espaços. Nossa intenção é cuidar para que todos possam ficar tranquilos e garantir que não haja tumulto no local. Vale ressaltar que vamos deixar uma equipe de plantão administrativo especial atendendo toda a população, tanto na orientação para localizar as sepulturas quanto na orientação para regularizar a situação do túmulo”, indica Maroto.
RECADASTRAMENTO
A Acesf informa ainda – tanto à população quanto às concessionárias de túmulos – que desde o início de 2019 vem atualizando as informações cadastrais e regularizando as documentações de concessões de terrenos. “Devido ao período crítico da pandemia esse processo diminuiu significativamente, desta forma convocamos todos que ainda não cadastraram suas sepulturas, que agende o recadastramento pelos telefones (44) 3622-5878 ou (44) 3626-1040”, recomenda.
O diretor-presidente acrescenta que o recadastramento de terrenos tem por objetivo atualizar as informações. “Registramos a quadra e o loto atual, endereço do concessionário, telefone de contato, identificação dos falecidos cadastrados ou não. Além de diminuir os casos de abandono ou túmulos em ruínas, que tem suas implicações detalhadas no Decreto 340/2019. O artigo 30 diz, por exemplo, que se o túmulo for julgado em estado de abandono e não passar por regularização, a área poderá ser revertida ao município”, esclarece.