Games
O crescimento dos eSports nos últimos anos tem sido muito significativo, sobretudo tendo em consideração que os jogos eletrónicos já estão presentes há muito tempo no nosso espaços de entretenimento, mas nunca desta forma.
Atualmente, a preponderância dos eSports é tanta que mesmo algumas casas de apostas, como a Betway, já fornecem mercados para poder apostar enquanto acompanha alguns dos melhores eventos do mundo dos melhores títulos eletrónicos.
Esta maior relevância no que toca aos eSports em relação às apostas online também conferiu uma grande importância aos mesmos, captando assim um público-alvo que não estavam a contar, sobretudo na altura da pandemia em que a sociedade em geral estava confinada.
A verdade é que os eSports beneficiaram tremendamente da paragem do “esporte real”, criando assim uma tendência para que as casas de apostas fornecessem mais mercados de jogos eletrónicos, visto estes serem a melhor opção existente.
Mesmo os grandes eventos de eSports, que contavam com um acentuado relevo devido ao público existente nas diferentes arenas, conseguiram-se adaptar perfeitamente a tudo o que se passou, transitando para a era digital, apostando no streaming e torneios online.
Assim sendo, todas as condições estão criadas para que este segmento da indústria dos jogos online continue a sua enorme evolução, sendo os próximos anos cruciais para entendermos como tudo se irá processar e que adaptações são necessárias por todas as partes.
Uma das caraterísticas mais cruciais neste desenvolvimento será o aparecimento de novos títulos, jogos que cativem o público para além do tradicional, sendo que atualmente já existem alguns nomes que parecem destacar-se para o futuro dos eSports.
Desenvolvido pela Riot Games, o Valorant tem vindo a ser um dos títulos lançados recentemente que parece estar para ficar e ganhar uma grande relevância nos FPS.
Conseguindo retirar alguns dos jogadores de profissionais de Counter Strike e Overwatch para se juntar a este novo título, este jogo está prestes a criar um sistema próprio, tal como os seus competidores, para juntar cada vez mais atletas profissionais e novos patrocinadores.
A infraestrutura existente por detrás deste jogo parece estar a consolidar-te rapidamente, sobretudo no que toca aos eSports femininos, algo que também terá um enorme crescimento nos próximos 5 anos.
Quando falamos desta coletânea de jogos, temos de ter alguns títulos em consideração que são claramente mais conhecidos nos eSports, como o Clash Royale.
Apesar de este já ser um dos títulos mais requisitados para dispositivos móveis, a Supercell Games está disposta a fazer um grande investimento para que este seja um título reconhecido nos maiores torneios mundiais, com prémios monetários que irão aumentar substancialmente.
Felizmente, a companhia deverá ter mais possibilidades de conseguir patrocinadores para a sua marca agora que a aposta está a tornar-se mais séria, já que até ao momento os mesmos têm atuado quase de forma independente.
Não é surpresa nenhuma que DOTA apareça como um dos nomes nesta lista que irá certamente explodir nos próximos 5 anos já que, atualmente, este é um título mundialmente reconhecido pela sua excentricidade.
Este título acaba por fazer parte dos nomes que achamos que irão dominar nos próximos 5 anos, porque o mesmo viu uma ligeira estabilização (quase que podemos afirmar uma perda) com a pandemia, onde os mesmos não conseguiram manter a exigência dos seus competidores.
Com o retorno de torneios presenciais, criação de novas ligas competitivas e um investimento por parte da marca na evolução do jogo em si, DOTA deverá ter um papel fundamental nos eSports no futuro, sobretudo a curto-prazo.
Existem outros títulos que poderiam fazer parte desta lista, não só por já serem nomes reputados na tela dos eSports, mas também por possuírem uma enorme fan base que terá tendência a crescer a olhos vistos com o retorno dos melhores torneios mundiais.
Contudo, o futuro dos eSports está em títulos menos reconhecidos, onde os “jogos de combate” e o desenvolvimento de atualizações nos “esportes reais” irão tomar uma tremenda preponderância, algo que ainda é uma vertente por explorar na sua totalidade.
Nos próximos 5 anos veremos a rede demográfica dos eSports a continuar a expandir-se, sendo que não são só os mais jovens que procuram os jogos eletrónicos atualmente, existindo muitos títulos que carregam a nostalgia de outras eras e cativam novos adeptos.
As plataformas têm aqui um papel muito importante na consolidação e na projeção dos eSports como solução viável no futuro, algo que trará consequências que, certamente, só serão positivas para todas as partes.