Cotidiano

UMUARAMA

Quadrilha especializada em assaltos a lojas de celulares e desarticulada em Umuarama

26/11/2024 08H51

Jornal Ilustrado - Quadrilha especializada em assaltos a lojas de celulares e desarticulada em Umuarama

O Grupo de Diligências Especiais (GDE) da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama realizou uma operação que culminou na prisão de quatro adultos e na apreensão de um adolescente, acusados de integrar uma associação criminosa especializada em roubos na cidade. A operação ocorreu na última sexta-feira (22), porém as informações foram divulgadas apenas nesta segunda-feira (25) pelo delegado responsável Gabriel Meneses. Três mandados de prisão preventiva foram cumpridos em instruções distintas no município, enquanto o quarto foi executado na Cadeia Pública de Umuarama, com apoio da Polícia Penal.

De acordo com a Polícia Civil, a ação foi desdobramento de uma investigação que apurava um roubo ocorrido no dia 3 de setembro, em uma loja de celulares localizada na Avenida Paraná, no centro de Umuarama. O crime, registrado por câmeras de segurança, mostrou um dos assaltantes empunhando uma pistola e anunciando o assalto. Após subtrair diversos aparelhos eletrônicos, ele fugiu na garupa de uma motocicleta conduzida por um comparsa.

No mesmo dia, o GDE recuperou os objetos roubados em uma residência e efetuou a prisão de três homens: ADM, 25 anos; WGLV, 18 anos; e TPDS, 22 anos. Inicialmente autuados por recepção, os dois primeiros passaram a ser investigados por suspeita de participação direta no roubo, entretanto, eles tiveram prisão preventiva convertida em liberdade provisória.

A motocicleta utilizada no crime foi localizada em 4 de setembro pela Guarda Municipal, abandonada em uma área de mata no bairro Parque Colina Verde. O veículo foi submetido à perícia pela Polícia Científica, que coletou impressões digitais para auxiliar na investigação.

Adolescente envolvido no roubo foi apreendido

Durante a apuração, a Polícia Civil identificou o autor do roubo como sendo um adolescente de 17 anos. O delegado responsável representou pela internação do menor, na medida em que foi autorizado pelo Ministério Público e pelo Judiciário. Ele foi apreendido no dia 25 de setembro. 

Associação criminosa identificada

As investigações revelaram que AAO, 28 anos, DRS, 27 anos, e ADM, 25 anos, lideraram a associação criminosa. O trio, com passagens por diversos crimes, contratou WGLV e o adolescente para executar o roubo. AAO e DRS, que usavam tornozeleiras eletrônicas, já eram conhecidos por crimes graves como tráfico de drogas, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a Polícia Civil, o grupo planejou meticulosamente o crime, adquirindo uma motocicleta utilizada na fuga e realizando o levantamento prévio do local. Após o roubo, todos os bens subtraídos foram recuperados pela Polícia Civil.

Encerramento do inquérito

Com os suspeitos presos e os objetos restituídos às vítimas, a Polícia Civil informou que finalizou o inquérito, que será encaminhado ao Ministério Público dentro do prazo legal. Os investigados responderam por roubo agravado, associação criminosa e corrupção de menores.