Paraná

PARCERIA

Protocolo Digital do Governo do Estado agiliza demandas das prefeituras

10/04/2019 15H18

Governo do Paraná cria Protocolo Digital e agiliza serviços à população – Curitiba, 09/04/2019 – Foto: Divulgação SEDU

O encaminhamento de solicitações e a apresentação de documentos junto aos diversos órgãos do Governo do Paraná podem ser feitos pela Internet desde o início das operações do www.eprotocolo.pr.gov.br. A novidade, acessível para prefeituras, órgãos públicos da própria estrutura do Estado, empresas e pessoas físicas, foi desenvolvida para ser a porta de entrada de todas as demandas a Serviços Públicos Estaduais.

Entre os objetivos do serviço estão a redução de custos e de tempo no encaminhamento de pedidos, e a agilização dos processos, inclusive de convênios firmados entre Prefeituras e a Secretaria do Desenvolvimento Urbano.

A nova ferramenta passa a ser uma grande aliada dos 399 municípios do Paraná. Os prefeitos poderão apresentar seus pedidos de recursos para obras, serviços e similares e enviar a documentação necessária aos projetos de forma digital. No primeiro acesso, é preciso fazer o cadastro do solicitante e, em seguida, encaminhar a demanda.

“O uso do sistema está liberado às Prefeituras que pretendem solicitar à Secretaria do Desenvolvimento Urbano recursos para projetos estruturantes”, explica o diretor-geral da pasta, Chico Santos. “As orientações necessárias à obtenção da assinatura digital das prefeituras, no eProtocolo estão em um vídeo que mostra, passo a passo, desde o acesso ao site www.eprotocolo.pr.gov.br, o registro na Central de Segurança e todas as demais etapas.”

Ele cita que o vídeo foi feito pela Secretaria da Administração e da Previdência e representa o resultado de um trabalho de equipe multissetorial das duas Secretaria de Estado.