UMUARAMA
A escritora Maria Cristina Madeira e o cartunista Marcos Vaz, autores da obra “Umuaraminha e o Pequeno Príncipe”, foram os primeiros convidados do projeto literário “Um escritor na Biblioteca Rocha Pombo”, idealizado pela Fundação Cultural de Umuarama em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para movimentar a biblioteca, estimular a literatura e contribuir para a formação de público leitor.
O projeto também nasceu com o objetivo de potencializar o protagonismo dos escritores umuaramenses, trazendo para o contato com o público dentro da Biblioteca Municipal. “Queremos proporcionar um bate-papo literário, estimulando a cultura, a leitura de uma forma geral e valorização da literatura local”, explicou a bibliotecária Alyne Rebeca.
Com a presença do mediador Alessandro Salgado, os escritores são instigados a falar sobre temas variados, como processo criativo, hábitos de leitura, livros essenciais, entre outros aspectos, e contribuem para movimentar a biblioteca municipal. “Existe uma gama significativa de escritores umuaramenses que podem contribuir para a difusão literária da cidade e, simultaneamente, atrair novos leitores para melhorar a frequência à biblioteca”, completou o chefe de Divisão de Ação Cultural, Rodrigo Pereira.
Por meio do projeto, serão convidados estudantes da rede municipal de ensino, de forma previamente articulada com a Secretaria Municipal de Educação – especificamente alunos do 5º ano –, para que apreciem obras literárias do escritor ou escritora convidado para o dia do encontro e realizem um bate-papo com o autor.
CRONOGRAMA
A participação é gratuita e a Secretaria de Educação oferece transporte para os alunos participantes. O primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira, 28, reunindo a escritora Maria Cristina Madeira e o cartunista Marcos Vaz nos intervalos das 8h30 às 9h30 e das 13h30 às 14h30, com as turmas do 4º ano da Escola Municipal Analides Caruso. Depois os alunos puderam conhecer as instalações da Biblioteca Rocha Pombo e apreciar a exposição de artes visuais, com trabalhos do pintor Sérgio Trajano.
O próximo encontro está marcado para 26 de outubro, nos mesmos horários, e terá a escritora Márcia Sá, autora da obra “Acredite”, e a escritora Ângela Russi, com a obra “O Rio Sagrado”, estará no terceiro encontro do projeto, marcado para 30 de novembro, todos na Biblioteca Municipal Rocha Pombo, na Fundação Cultural.