Umuarama

HABITAÇÃO

Programa Vida Nova avança e deve beneficiar aproximadamente 190 famílias

10/08/2023 17H31

Jornal Ilustrado - Programa Vida Nova avança e deve beneficiar aproximadamente 190 famílias

Moradores de duas regiões (San Remo e Panorama) participaram de consulta pública para saber detalhes do projeto

O Programa Vida Nova é uma parceria entre o Governo do Paraná (por meio da Companhia de Habitação do Paraná) e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que garante aos municípios a construção de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Umuarama a Cohapar realizou dois encontros: na região do Parque San Remo, na terça (8), e na região do Jardim Panorama na quarta-feira (9), reunindo moradores de áreas consideradas de atenção.

Em Umuarama existem cerca de 190 imóveis disponíveis para a construção de unidades habitacionais a famílias que estão classificadas para serem contempladas com uma residência do Programa Vida Nova, conforme conta o secretário municipal de Habitação, Gilmar Carlos Garcia. “Nessas duas últimas consultas públicas, falamos com moradores dos bairros Parque San Remo, Parque Laranjeiras, Jardim Petrópolis, Jardim Aliança e Jardim San Gaetano. Também do Jardim Panorama, Jardim Social, Jardim Paraíso, Jardim Iguaçu, Jardim Indaiá e Jardim Tangará, apresentando os benefícios e detalhes desse programa”, relatou.

Também participaram da reunião, técnicos da Cohapar, da Defesa Civil e da Defensoria Pública do Estado do Paraná. “Entre os temas abordados, as reuniões apresentaram aos moradores a área em que os possuidores de casas em áreas de preservação devem residir, os prazos estimados para construção e conclusão das novas unidades habitacionais, além de protótipos de projetos arquitetônicos das possíveis casas”, explica Larissa Broch, Chefe de Divisão da Secretaria Municipal de Habitação.

Ela destaca que o objetivo principal dessas audiências é exatamente ouvir as famílias para melhor adequação e efetivação do programa. “Os possuidores de imóveis também foram orientados a procurarem a Cohapar ou a Secretaria de Habitação para esclarecer quaisquer dúvidas que tiverem. Estamos em parceria com a Cohapar para oferecer todo o suporte necessário para essas famílias, que estão sendo acompanhadas inclusive por uma assistente social da Companhia de Habitação do Paraná”, detalha.

Larissa esclarece ainda que a próxima fase é o fechamento da demanda, ou seja, aguardar a formalização do contrato entre o BID e a Cohapar para dar início à construção das unidades habitacionais. “Esse programa consiste na produção de empreendimentos habitacionais com infraestrutura urbana completa, garantindo o acesso a serviços essenciais como abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário, escoamento de águas pluviais, pavimentação, calçada, meio-fio, iluminação pública, entre outros itens necessários para a segurança, bem-estar e salubridade dos moradores”, especifica, acrescentando que o Vida Nova tem o compromisso de enfrentar questões de moradia e promover a inclusão social, buscando melhorar a qualidade de vida de todos os seus cidadãos.