OPERAÇÃO

A Polícia Civil de Iporã cumpriu, na manhã desta segunda-feira (21), um mandado de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura um caso envolvendo um professor da rede estadual e a suposta exibição de uma arma de fogo durante uma aula. O fato teve início no dia 4 de setembro, quando foi registrado um boletim de ocorrência relatando que o docente teria mostrado uma arma aos alunos após ser atingido por uma bolinha de papel lançada por um estudante.
Durante a investigação, foram colhidos depoimentos de alunos e servidores, anexada a ata do Colégio Estadual de Iporã, analisadas imagens do circuito interno da sala de aula e realizado o interrogatório do professor. Na ocasião, ele apresentou à equipe policial um simulacro de arma de fogo, alegando ser o mesmo utilizado no dia do incidente.
Contudo, ao comparar o objeto apresentado com as imagens das câmeras de segurança, os investigadores constataram que o modelo da arma não correspondia ao visto nas gravações. Diante da divergência, a autoridade policial representou pela expedição de mandado de busca e apreensão, que foi deferido pelo Poder Judiciário após manifestação favorável do Ministério Público.
Na manhã desta segunda-feira, os policiais civis se deslocaram até a residência do investigado para o cumprimento da medida. Durante a diligência, o professor apresentou espontaneamente o armamento mostrado em sala de aula, afirmando tratar-se de um simulacro do tipo chumbinho. Segundo seu relato, o objeto pertenceria a um cunhado, e por receio de envolvê-lo, ele não havia apresentado a arma anteriormente.
Com o material apreendido e os fatos devidamente esclarecidos, a Polícia Civil informou que o inquérito policial será concluído e encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis.