CIDADANIA E DIREITOS
Além de aprender sobre consumo consciente, os quase 1.200 estudantes de 22 escolas de Umuarama vão disputar prêmios
O prefeito Celso Pozzobom participou, na manhã desta quarta-feira (16), do lançamento do concurso de produção de texto da Educon (Escola Municipal de Defesa do Consumidor), entidade criada especialmente para levar à educação básica a conscientização para o consumo consciente e os cuidados a serem adotados na hora de contratar um serviço ou comprar um produto. Devem participar do projeto 1.193 alunos do 4° ano de 22 escolas da rede municipal de ensino (são 51 turmas).
Diretores, professores e coordenadores das escolas municipais conheceram detalhes do concurso, que foi feito em parceria entre a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O secretário do Procon, Antonio Comparsi de Mello, fez um resumo da atuação da Secretaria nos últimos meses – dos 1.700 atendimentos, 1.250 resultaram em conciliação (e apenas 350 tornaram-se processos judiciais) e falou sobre a importância do concurso.
Segundo ele, além de concorrer a prêmios atrativos – como computadores e tablets –, os alunos irão aprender, de forma lúdica e didática, sobre seus direitos e deveres a respeito das relações de consumo. “Os textos serão produzidos a partir da leitura do gibi ‘Proconzinho’, produzido pelo cartunista Marcos Vaz, onde a turma do Umuaraminha é apresentada ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), um dos mais importantes e modernos instrumentos que trata das relações de consumo nas esferas civil, administrativa e penal. O gibi será uma base fantástica para auxiliar os estudantes na produção do texto”, pontuou.
A secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, explicou que o concurso de produção de textos ‘Procon nas Escolas’ só foi possível porque possui todos os componentes curriculares e requisitos para que seja classificado como trabalho pedagógico. “Sempre recebemos propostas e projetos, muitos deles bastante interessantes, mas só podemos adotar aqueles que cumpram requisitos que possuam elementos que fazem sentido no processo de ensino e aprendizado. Os alunos vão levar o gibi do Proconzinho para casa e depois, com todo apoio da equipe pedagógica, fará a produção de um relato, que é um gênero textual que permite ao aluno apresentar um fato, uma experiência vivida com relação ao tema ‘Consumo Consciente’, detalhou.
Agora, continua Mauriza, os gestores das escolas municipais terão setembro e outubro para o desenvolvimento do projeto em sala de aula. “Em um primeiro momento serão trabalhados como componentes curriculares a Língua Portuguesa, estimulando a leitura de texto verbal e a produção de reportagem. Depois vem a leitura de texto verbal e não verbal, história em quadrinhos, análise das informações implícitas e explícitas para, por fim, haver a produção do relato”, explica.
Segundo o Edital e o Regulamento, enviados aos gestores escolares, não haverá um número exato para o concurso. “Representantes de cada escola vão selecionar os textos que serão enviados para a competição, levando em conta aqueles que atenderam aos critérios estabelecidos. Depois, os textos escolhidos, serão enviados à Secretaria de Educação que reunirá a Comissão Organizadora para escolher os vencedores. A premiação será entregue no dia 22 de novembro, em cerimônia que ainda estamos organizando”, comenta Mauriza.
Presenças
O evento de apresentação contou ainda com a presença de diversas autoridades, como o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivo Galdino da Silva, os vereadores Edinei do Esporte e Cris das Frutas, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 05-012, subtenente Wendel Rodrigues da Silva, o presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) Miguel Fuentes Romero Filho, o comandante do 6° Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, major Andrey Falkiner Fernandes e o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Arlindo Vieira dos Santos.
Regulamento – Procon nas Escolas – Concurso de Texto – Clique aqui.