NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Cruzeiro do Oeste, celebra na próxima segunda-feira (8) os 70 anos de sua fundação. A igreja foi criada 20 anos antes que a fundação da Diocese de Umuarama se tornasse realidade.
Os festejos começaram ainda em 13 de maio de 2023, Dia da Padroeira, quando simbolicamente foi lançado o lema “Todos juntos somos Paróquia Nossa Senhora de Fátima”. Ao longo do último ano foram realizadas diversas ações e comemorações junto a comunidade, bem como a peregrinação da imagem da padroeira por todas as 19 capelas pertencentes a paróquia.
A história da igreja se mistura com a do Município. Oficialmente, a Paróquia nasceu com o nome de Santa Cruz, em 8 de abril de 1954, por força de um decreto emitido pelo então bispo de Foz do Iguaçu, dom Manoel Koenner, desmembrando oficialmente a comunidade da Paróquia de Peabiru.
Na época, Peabiru era a comarca de toda a região e também o centro comercial e administrativo. Cruzeiro se tornou Município somente em novembro do mesmo ano.
A responsabilidade missionária foi atribuída a Ordem Capuchinha da Vice Província do Paraná e em 28 de junho de 1954 chegou à cidade o frei Celestino Coletti, italiano oriundo de Veneza.
Entre os seus primeiros projetos se destacam a construção da casa paroquial e da igreja matriz, que foi totalmente destruída por um vendaval em 12 de dezembro de 1954, quando estava na fase final da obra. A construção era em madeira e na época considerada a maior do norte do Paraná, com 850 metros quadrados de área construída.
Grandiosa para a época, a construção devastada pelo vento era bem diferente da primeira erguida de forma improvisada em 1949, para a celebração da primeira missa e consistia em uma capela simples, feita e coberta com palmeira de palmito.
Ainda em 1954, Nossa Senhora de Fátima tornou-se padroeira de Cruzeiro do Oeste e a Paróquia Matriz recebeu o seu nome, além de uma imagem portuguesa da santa. Na época, a cidade tornou-se o centro religioso da região, abrangendo várias cidades vizinhas, chegando a 40 capelas.
Segundo o pároco atual, frei Valentim Pesente, para resgatar a história da igreja e de Cruzeiro, está sendo organizada uma exposição no salão Halley Paz, anexo à matriz. O evento vai reunir documentos, fotos e objetos históricos. “Nos trouxeram de uma capela até um confessionário daqueles antigos, além de fotos que a própria comunidade está nos emprestando”, ressaltou o frei.
A exposição será aberta hoje às 19h30 e vai até o dia 12 de abril, com entrada franca.
Confira a programação das festividades
05.04 a 13.04 – Exposição Histórica no salão Halley Paz
14.04 – 1º Passeio Pedalando com Fé.
Serão 2 percursos com 34 km e 70 km, com largada e chegada na Capela Cafeeiros
Inscrições podem ser feitas até 10/04 pelo link https://www.ticketsports.com.br/e/1%c2%ba+PEDALANDO+COM+F%c3%89+-+ROTA+DAS+CAPELAS-38351
Todo o valor arrecadado será revertido para projeto Fraldas do Bem Estar, do Lions Club
14.04 a 02.05 – Peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas capelas
03.05 a 11.05 – novena
11.05 – Após a missa das 19h30 se inicia a Festa da Padroeira, com vendas de salgados e bebidas em geral e show de musica
12.05 – 10h missa com benção às mães, seguido de almoço e tarde com show de prêmios
13.05 – 10h missa com coroação de Nossa Senhora de Fátima e logo após almoço festivo