APREENSÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de terça-feira (7), cerca de 450 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação ocorreu no km 350 da BR-163, em Guaíra (PR), durante uma operação de fiscalização de rotina.
Por volta das 17h50, os agentes abordaram um conjunto de veículos de carga que seguia em direção a Toledo (PR). O motorista, de nacionalidade paraguaia, demonstrou nervosismo e apresentou respostas contraditórias sobre a origem e o destino da viagem, o que motivou uma vistoria detalhada.
Durante a inspeção, os policiais encontraram o compartimento de carga completamente tomado por caixas de cigarros estrangeiros, totalizando aproximadamente 450 mil maços. O condutor relatou que pegou o caminhão já carregado no Paraguai e que teria entrado no Brasil por um ponto não autorizado, sem qualquer tipo de fiscalização aduaneira.
Além do crime de contrabando, os agentes constataram que o caminhão e o semirreboque utilizavam placas falsas, caracterizando também adulteração de sinal identificador de veículo automotor. As placas originais foram localizadas dentro da cabine.
O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, enquanto o veículo e a carga foram entregues à Receita Federal do mesmo município.