UMUARAMA
O apoio prestado pelo município à Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama (Saau) foi reconhecido pela presidente da entidade, Ana Maria Polaquini, e pela veterinária Regiane Baptista da Silva, durante visita ao prefeito Celso Pozzobom nesta terça-feira, 3. Acompanhadas do secretário municipal do Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, e das colaboradoras Tânia Serraglio e Silvana Regina dos Santos Cossi, elas agradeceram os repasses mensais feitos pela Prefeitura para compra de ração e custeio das despesas.
A administração municipal é uma parceria importante para o sucesso do trabalho da Saau, “por isso somos muito gratas”, disse a presidente, acrescentando que desafio é grande, o trabalho nunca diminuiu “e por isso toda a ajuda é bem-vinda, tanto do município quanto da sociedade em geral”. Waltinho Sucupira disse que o compromisso de ajudar com os custos está mantido na gestão do prefeito Pozzobom, e que a parceria deve inclusive ser ampliada em breve.
“Estamos juntos na implantação do hospital veterinário da Saau, que deve receber R$ 700 mil para aquisição de equipamentos e materiais, e conseguimos mais uma edição do programa Castrapet do governo do Estado para Umuarama, a fim de atender animais de famílias em situação de vulnerabilidade”, anunciou o secretário.
Ana Polaquini informou que a Saau está passando por uma reestruturação administrativa, de atendimento e estrutural e falou do seu contentamento por não ter mais de transferir o abrigo de animais para o distrito de Serra dos Dourados, como chegou a ser cogitado. “Agradecemos muito ao prefeito por manter a entidade aqui em Umuarama, ao ex-deputado Dr. Osmar pelos recursos e à população em geral, que tem nos ajudado bastante”, completou.
Sempre preocupado com o cuidado com os bichos, o prefeito pediu atenção especial da Secretaria do Meio Ambiente – que também é responsável pela saúde, proteção e bem-estar animal – na estão dos maus tratos. “Infelizmente isso é comum hoje em dia e o município tem de se aliar à polícia, ao Ministério Público e às entidades de defesa dos animais para combater essas situações”, afirmou Pozzobom.
Por isso, nos próximos dias a Secretaria do Meio Ambiente vai dispor de um veículo próprio para fiscalizar situações e denúncias de maus-tratos, com um veterinário e um auxiliar. “Nossa equipe vai encaminhar os animais para a Saau e tomar as providências necessárias junto às autoridades. O veículo será identificado e ficará à disposição da população”, afirmou o secretário.
Um desses casos ganhou destaque na mídia, nesta semana. O delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial, Gabriel Menezes, recebeu queixa de maus-tratos na segunda-feira, 2, sobre um cachorro arrastado por uma motocicleta no Jardim Viena, preso a uma corrente. Uma equipe de investigação foi à residência onde o animal vive e, no momento, ele estava bem cuidado por isso ele não foi recolhido de imediato.
Porém, com base nas imagens, foi registrado um boletim de ocorrência e um inquérito policial vai apurar as responsabilidades do agressor. A polícia está atuando para retirar o animal do local e repassar a outro tutor que assegure os cuidados necessários ao seu bem-estar, disse o delegado. “É para evitar casos como esse que a Prefeitura vai intensificar o trabalho de fiscalização com uma equipe própria, em parceria com a Saau e com os olhos atentos da sociedade. Precisamos mudar essa realidade”, finalizou o secretário Waltinho Sucupira.