RECLAMAÇÕES
Moradores do centro de Umuarama (PR) reclamam da falta de coleta de lixo na região. Por conta disso, vários pontos, inclusive na avenida Paraná, estão acumulando lixo.
Questionada sobre a situação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Umuarama informou que terceirizou parte da coleta de resíduos orgânicos (lixo comum).
A assessoria de comunicação da Prefeitura explicou por meio de nota que a empresa responsável por assumir o serviço está em fase de adequação, por isso tem havido atrasos.
Conforme a nota da assessoria, a Prefeitura acompanha o processo de transição e tem cobrado mais eficiência, bem como ampliação da equipe de trabalho. A estimativa é que a situação esteja regularizada até o final desta semana.
Desde de o início deste mês a Prefeitura de Umuarama está com reforço na coleta de resíduos orgânicos, realizada diariamente na sede e nos distritos por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Diante da dificuldade de contratar garis, seja por concurso público ou processo seletivo simplificado, o município optou por terceirizar parte da coleta.
A licitação – no formato pregão eletrônico – foi realizada em novembro do ano passado e o contrato com a empresa vencedora foi assinado na última semana de janeiro.
Com o reforço, a Prefeitura agora conta com mais três caminhões (a licitação possibilita até seis equipes) e cerca de 15 funcionários contratados pela empresa – a Contestado Resíduos, de Santa Catarina – para auxiliar a equipe própria no recolhimento de 80 toneladas diárias de lixo orgânico, que somam cerca de 1.900 toneladas por mês.
Atualmente a Prefeitura conta com mão de obra própria e também um contrato de mão de obra terceirizada que expira no dia 2 de março, pelo qual garis contratados temporariamente atuam junto do efetivo do município.
Com a terceirização, a empresa prestadora do serviço de coleta e destinação dos resíduos até o aterro sanitário municipal tem atuado de segunda a sábado, durante o dia, em todo o perímetro urbano de Umuarama. Já os servidores municipais continuam realizando o recolhimento em alguns pontos da cidade no horário noturno e também nos distritos, onde a coleta segue um cronograma diferenciado.
“A intenção é sempre melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Como está difícil contratar garis pela Prefeitura, optamos por terceirizar parte do serviço e trazer a iniciativa privada para auxiliar o poder público. Começamos com três equipes extras, mas, havendo necessidade, poderemos ampliar para até seis equipes”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.
O contrato com a terceirizada tem duração de 12 meses, prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos até o limite de 60 meses – cinco anos.