GREVE
Professores da rede municipal de Terra Roxa estão sendo obrigados a se organizarem para uma possível greve, diante da falta de cumprimento da legislação salarial por parte da administração municipal. Professores dizem que vem há mais de um ano tentando negociar com o prefeito e com a Secretaria de Educação de Terra Roxa o cumprimento do Piso Nacional do Magistério na Tabela de Vencimentos e a correção salarial conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), mas não tem sido atendidos. “Hoje a categoria sofre com uma defasagem que beira os 50% em relação aos reajustes concedidos pelo MEC” afirma a Direção Municipal da APP-Sindicato.
Na terça-feira (31), a direção municipal da APP-SINDICATO de Terra Roxa, junto com o dirigente estadual Daniel Matoso, se reuniu com o prefeito Ivan Reis para cobrar o cumprimento da lei federal n° 11.738/2008, e da lei municipal n° 1582/2017, que estabelece o Piso Nacional do Magistério como vencimento base para o início de carreira, mas ainda não foi atendida.
Segundo a APP Sindicato, o objetivo da reunião foi dialogar com o gestor municipal sobre a importância de valorizar os profissionais da Educação e do cumprimento do Piso do Magistério, como base de cálculo da Tabela de Vencimentos, posto que o paço municipal vem fazendo uma base de cálculo diferente, utilizando valores de referência divergentes para a formação do salário.
A entidade também reforçou que o Piso Nacional do Magistério e a carreira dos professores são direitos garantidos por lei e que devem ser respeitados pelos gestores, além de merecer mais respeito.
A APP-Sindicato informou ainda que continuará acompanhando a situação dos professores municipais de Terra Roxa-PR e que seguirá na luta pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos.
A entidade também convocou os trabalhadores da educação a se manterem mobilizados e organizados em suas bases e seguindo em estado de greve até que a situação seja atendida pela administração municipal.
A Prefeitura não se manifestou ainda sobre a situação.