SUPER TREINAMENTO
A Polícia Militar realiza entre a noite desta quinta-feira (25) e a madrugada de sexta-feira (26) um mega treinamento para preparar seu efetivo para saber como agir em uma situação em que Umuarama seja invadida por criminosos, como ocorreu em Guarapuava, neste ano.
O Simulado de Combate a Crimes Violentos acontece nas proximidades da sede do 25º BPM, na avenida Ângelo Moreira da Fonseca entre o acesso ao trevo do Gauchão e a avenida Ivo Sooma e também na PR-489, na saída para Xambrê e proximidades da estrada São Paulo.
A orientação é para que as pessoas não saiam de casa e não se assustem com a grande movimentação de viaturas e policiais e os estrondos, seja de balas de festim ou de explosivos. Tudo faz parte do treinamento.
Em nota a Polícia Militar esclareceu que “apesar de o exercício não gerar risco à comunidade, orientamos que evitem a circulação nas proximidades desses locais na madrugada do dia 26 de agosto”.
Umuarama é a terceira cidade do Paraná que recebe o treinamento altamente especializado. As duas primeiras versões ocorreram em São José dos Pinhais e Londrina.
A ação, chamada de Simulado de Domínio de Cidades, será simultaneamente em vários pontos da cidade e vai contar com todo o efetivo do 25º BPM e de outras forças policiais, como BPFron e Polícia Ambiental, além de pessoas civis, que atuarão em uma situação fictícia de ataque a uma transportadora de valores.
Segundo o comandante do 25º BPM, major Cláudio Roberto Longo, o treinamento é o resultado de meses de preparação e vai envolver equipes especializadas que virão de outros batalhões e também de Curitiba. Será empregado o uso de um super drone, que já foi usado para reforçar a segurança durante a Expo-Umuarama deste ano. O objetivo é preparar os soldados para lidarem com situações de alto stress e em que tanto os policiais como a comunidade estejam em situação de risco.
Homens fortemente armados invadiram Guarapuava em abril último, sitiaram a cidade, incendiaram a entrada do batalhão da PM da cidade, mantiveram confronto com a Polícia Militar que terminou com um policial militar morto, em uma tentativa de roubar uma empresa de valores. A ação em Umuarama ocorre para orientar os policiais para saberem como agir em situação extrema como essa.