RESGATE
A Polícia Militar Ambiental – Força Verde, pelotão de Umuarama, realizou uma apreensão importante na manhã desta sexta-feira (06) em Goioerê, após receber uma denúncia anônima. Uma arara-canindé, uma espécie protegida e catalogada na lista de espécies da fauna silvestre ameaçadas de extinção no Paraná, conforme decreto estadual, foi resgatada.
Segundo a Polícia Ambiental, o responsável pela ave, que não apresentou a documentação de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acabou sendo autuado com um termo circunstanciado de infração penal.
Além da falta de documentação, a Polícia Ambiental informou que os policiais constataram que a arara-canindé estava com as penas das asas cortadas, o que representa um sério risco à sua sobrevivência na natureza.
A Polícia Ambiental informou que após a apreensão, a arara-canindé foi encaminhada ao Instituto Água e Terra (IAT), em Campo Mourão, onde receberá os cuidados necessários. Isso inclui uma avaliação com um veterinário especializado em animais silvestres e, posteriormente, o encaminhamento para um local apropriado, onde poderá ser reintegrada ao seu habitat natural.