UMUARAMA
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (25), em Umuarama, a Operação Venatio V, com o objetivo de combater o armazenamento e a distribuição de imagens e vídeos de exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.
A ação resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na cidade. Durante as diligências, os agentes identificaram arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil em dispositivos eletrônicos de um dos investigados, que foi preso em flagrante. O suspeito responderá pelo crime de armazenamento de conteúdo sexual infantil, cuja pena pode chegar a 10 anos de reclusão.
Com a entrada em vigor da Lei nº 14.811, em janeiro de 2024, que reforça medidas de proteção contra violência e exploração sexual infantojuvenil, esse tipo de delito foi classificado como crime hediondo, tornando-se inafiançável.
O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra para os procedimentos legais.
A Polícia Federal reforçou a importância de pais e responsáveis monitorarem as atividades online das crianças e adolescentes, orientando-os sobre os riscos da internet. Conforme a PF, a prevenção é essencial para garantir a segurança dos menores.