Cotidiano

GUAÍRA

PF fecha empresas usadas para lavar dinheiro de contrabando

26/08/2022 13H57

Jornal Ilustrado - PF fecha empresas usadas para lavar dinheiro de contrabando

A Polícia Federal cumpriu 9 mandados, sendo 4 de busca e apreensão e 5 de lacração e interdição de estabelecimentos constituídos e mantidos para lavagem de dinheiro do contrabando de cigarros paraguaios. Todos os comércios estão localizados em Guaíra, a 110 km de Umuarama. A ação foi no início da manhã desta sexta-feira (26). Não houve prisões.

Closed

Segundo a Polícia Federal, a Operação Closed, é uma segunda etapa da Operação Capital, deflagrada em junho de 2022 e que apurou o envolvimento de policiais militares, que receberiam propina para deixar passar as mercadorias contrabandeadas da organização criminosa, que atuava entre Guaíra e Altônia. A ação desta sexta erapara descapitalizar o grupo, que mantinha as empresas para dar aparência de legalidade ao patrimônio por eles movimentado.

Jornal Ilustrado - PF fecha empresas usadas para lavar dinheiro de contrabando

Mandados

De acordo com a PF, aproximadamente 15 Policiais Federais foram mobilizados. Foram identificadas 3 lojas de roupas, uma transportadora e uma oficina, todas mantidas pelos líderes da quadrilha, que foram alvos de mandados de prisão preventiva no bojo da Operação Capital.

Empresas

Segundo a Polícia Federal, a oficina, em especial, além de servir para dissimular a origem do dinheiro proveniente do crime, era peça fundamental no aparelhamento da organização, já que nela eram prestados serviços de manutenção nos veículos utilizados no transporte dos cigarros, assim como de instalação de dispositivos de evasão, como por exemplo, lançadores de fumaça.

Sequestro de bens

Além dos mandados foi determinado o sequestro de bens imóveis, veículos e saldos em contas bancárias de titularidade das pessoas jurídicas envolvidas. Essas medidas objetivam a descapitalização do grupo, visando assim inibir práticas criminosas futuras, sobretudo em relação aos líderes do grupo que ostentavam patrimônio incompatível com a renda auferida, segundo a PF.

O estoque e demais bens de valores encontrados nos estabelecimentos serão apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, onde ficarão à disposição da Justiça.