Região

MEDICINA

Paraná é referência em cirurgias de deformidade da coluna vertebral

27/01/2026 08H15

Jornal Ilustrado - Paraná é referência em cirurgias de deformidade da coluna vertebral
Laura, antes e depois de cirurgia corretiva

O sonho da Laura Dzwielewski Menegaz, de 13 anos, é poder andar a cavalo sem sentir dor. E isso está prestes a acontecer, graças ao Departamento de Deformidades Pediátricas da Coluna Vertebral do Complexo Hospitalar do Trabalhador, implantado em abril de 2023 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná.

Laura era portadora de escoliose e, em agosto de 2025, realizou a cirurgia de correção da coluna, o que lhe permitirá ter uma vida normal de agora em diante. Moradora de Bom Sucesso do Sul, região Oeste do Paraná, é acostumada a andar a cavalo, mas com o problema na coluna a prática estava longe de ser prazerosa.

Após o atendimento na unidade de saúde da cidade onde reside, foi encaminhada para o Serviço de Deformidades Pediátricas da Coluna Vertebral em Curitiba, onde fez as consultas iniciais e teve a indicação para a cirurgia. Agora, Laura aguarda a alta médica para poder cavalgar e realizar outras atividades sem sentir dores.

“Qualquer coisa que eu fazia, sentia dor. Tomava remédio e parecia que não fazia muito efeito”, contou Laura. “Quando fui fazer a cirurgia, disse que não queria fazer. Hoje, eu me arrependo de ter falado, porque é uma conquista para mim, consegui ajeitar minha coluna. Estou muito realizada, fiquei até alguns centímetros mais alta e consigo fazer tudo o que eu queria”.

De abril de 2023 até dezembro de 2025, foram realizadas 209 cirurgias no Departamento de Deformidades Pediátricas da Coluna Vertebral do CHT, que envolve o próprio Hospital do Trabalhador, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Hospital de Reabilitação.

A unidade atende pacientes de todos os cantos do Paraná e até de fora do Estado. Foram atendidos pacientes do Amazonas, Acre e Rondônia, por exemplo. Atualmente, 24 aguardam a cirurgia. São realizadas entre dois e três procedimentos por semana.

Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a implantação do serviço e os investimentos realizados no Complexo Hospitalar do Trabalhador são fundamentais para dar mais qualidade de vida à população. “O Complexo Hospitalar do Trabalhador é um marco dos investimentos do Governo do Paraná nos últimos anos, marco que trouxe serviços que estão cada vez mais consolidados. Um deles é o tratamento e a cirurgia da escoliose, principalmente de adolescentes entrando na idade adulta, além do atendimento também de crianças”, disse o secretário.

“Ao longo dos últimos anos temos feito muitas cirurgias e estamos acelerando, com o apoio de uma equipe médica de altíssimo nível. Estamos atendendo os paranaenses que precisam dessas cirurgias de deformidade da coluna, que são de alta complexidade, com respeito e carinho. É um trabalho de todos nós e, em especial, do Complexo Hospitalar do Trabalhador”, destacou.

ESTRUTURA DE PONTA

O diretor-superintendente do CHT, Guilherme Graziani, destacou a importância da implantação desse serviço pela Secretaria da Saúde do Paraná. “Temos uma estrutura de ponta e profissionais altamente capacitados. Nosso objetivo é continuar ampliando esse serviço para atender cada vez mais crianças e adolescentes”, afirmou.

O médico João Elias Ferreira Braga, integrante do grupo da Coluna do Hospital do Trabalhador e responsável pela área de Deformidades Pediátricas da Coluna Vertebral do CHT, falou da referência que esse serviço se tornou para o Estado e também para o Brasil.

“O projeto iniciado em 2023 aqui no CHT já atendeu um grande número de pacientes. Hoje, são poucos os locais de referência para atendimento desses pacientes e temos toda essa estrutura aqui no Paraná. Foram mais de 200 casos operados e centenas de pacientes tratados. Tratamento que vai desde os conservadores, como exercício e fisioterapia, até o uso de coletes gessados e de polipropileno e casos cirúrgicos”.