Wilian Marques

Wilian Marques,

O que define seus resultados?

14/10/2018 08H00

Sua mentalidade molda suas decisões e suas decisões moldam seu destino. Faz sentido para você? A ideia é clara, as decisões que tomamos definem os resultados que teremos. Porém, o que esta por trás de nossas decisões? De onde vem o ímpeto de decidir por fazer ou não fazer determinada coisa?

Nós criamos experiências através da vivência física ou imaginativa. Todos os eventos em nossa vida sejam os reais ou os imaginados, criados por nós, pelos outros ou pelo ambiente, vão construir nosso sistema de crenças. Nossas crenças nada mais são do que a soma dos significados que damos aos eventos. Quer um exemplo? João disse a sua noiva que buscaria pão em uma padaria próxima a sua casa. Normalmente ele demoraria entre 10 a 15 minutos. Ele sai e a duas quadras da padaria presencia um acidente de moto. Como um cidadão exemplar ele para e presta os primeiros socorros e imediatamente tenta pegar seu celular para ligar para as equipes de emergência, mas percebe que esqueceu seu celular na casa de sua noiva. Após a chegada das equipes de socorro, João vai até a padaria que, para a infelicidade de João, esta lotada. Quando chega a vez de João a atendente lhe diz que o pão acabou e que em 15 minutos sairá uma fornada quentinha. João espera pacientemente. O pão esta quentinho. João vai para a casa de sua noiva, no entanto ao invés dos 10 minutos que normalmente gastaria, João chega com quase uma hora de atraso. Sua noiva muito ciumenta já lhe acusa de traição, que a demora dele na verdade foi motivada por uma passadinha na casa de outra mulher. Pronto, essa experiência, que nada mais foi do que uma realidade situacional, foi suficiente para criar em sua mente a crença de que foi traída e que João não é mais digno de confiança. Obviamente todas as decisões futuras de sua noiva serão pautadas por sua crença de que foi traída e, com toda certeza, os resultados de suas decisões vão moldar o seu destino.

Percebeu o ciclo? Ocorre um evento, você interpreta e atribui um significado a ele, uma crença é criada, no momento da decisão você recorre consciente ou inconscientemente a sua crença e por fim sua ação, que foi definida por sua decisão, molda seu resultado.

Onde quero chegar? Que bom que perguntou. Se nosso sistema de crenças molda nossas decisões e nossas decisões moldam nossos resultados, onde é que devemos atacar? Sim, você está certo, nos significados que damos aos eventos. Para criarmos um sistema de crenças fortalecedoras que nos ajudará a tomar decisões fortes e ter resultados extraordinários, precisamos olhar para os eventos em nossa vida por uma perspectiva positiva, fortalecedora e com foco na solução e aprendizado.

Se estivermos obtendo resultados negativos, como problemas financeiros, problemas nos relacionamentos, problemas profissionais, falta de disciplina, excesso de procrastinação, vícios e problemas de saúde, certamente, nossas decisões estão nos levando a agir de forma a obtermos tais resultados.

Pare agora mesmo e faça um diagnóstico de suas crenças e dos significados que vem dando aos eventos em sua vida. Tome uma decisão: mude os significados e crenças que estão lhe impedindo de ser quem você quer ser e construa um sistema de crenças inabalável. Lembre-se: resultados extraordinários levam a uma vida extraordinária.

Wilian Marques,

Life Coach, Programador Neurolinguístico, Palestrante, hipnólogo e

Oficial do Corpo de Bombeiros