Nacional

Futuro

O futuro da globalização e os serviços de localização de websites

02/07/2021 09H48

A localização ou tradução de um site é o processo de modificação, ou até mesmo de criação de um site já existente em um país, no intuito de torná-lo acessível, utilizável e culturalmente adequado para um determinado público-alvo de um outro país.

De acordo com pesquisas de mercado, os visitantes de sites  permanecem o dobro do tempo se o site estiver em seu próprio idioma. À medida que as empresas buscam se expandir para novos mercados, atingir um público global e aumentar as vendas internacionais, os benefícios da localização do site são claros. É por isso que muitas empresas costumam procurar por um serviço online de localização de sites. Visto que essa não é uma tarefa fácil, e se você não tiver um grupo de tradutores, designers e um marketing forte, possivelmente não irá atingir com êxito sua missão de globalizar seu produto.

Existem algumas diferenças e semelhanças entre a localização e a tradução dos site, veja abaixo:

– Tradução do conteúdo do site

Ela garante que o site seja traduzido de forma linguística e culturalmente apropriada. Nessa parte, Vocabulário, gramática, pontuação, estilo e nível de fala são considerados para garantir que a linguagem usada reflita a cultura e a sociedade do público-alvo.

– Localizando no Site

A tradução geralmente afeta o layout e pode exigir mais ou menos espaço, dependendo do país de destino. Da direita para a esquerda, de cima para baixo e quais páginas devem estar disponíveis são considerações importantes ao localizar o seu site.

– Adaptando imagens ao público

Mensagens culturais sutis e não tão sutis podem estar contidas nas imagens. Sua empresa ou produto pode, sem saber, retratar conotações negativas que podem irritar ou mesmo ofender os espectadores. As imagens precisam ser revisadas com cuidado e talvez ajustadas para refletir positivamente sobre sua empresa e suas mensagens. 

Esses são apenas alguns dos muitos detalhes que estão por trás desse mundo da localização online de sites, é por isso que se você não tiver muito conhecimento sobre esse detalhes básicos citados acima, uma empresa de localização de sites online pode ser a melhor saída. Geralmente, essas empresas já trabalham com grandes e pequenas empresas internacionais, e na criação, tradução e localização de sites. Um exemplo de empresa que tem esse renome e experiência no mercado é a Protranslate.

O futuro é a globalização, então, porque não começar a globalizar seu negócio, seu produto e conseguir atrair mais clientes, conseguindo fazer com que eles se identifiquem culturalmente com seu produto, sem precisar contratar uma gama enorme de profissionais, podendo encontrar esses serviços em um só lugar. Juntar o custo-benefício com o conforto de não precisar de muitos esforços, e como consequência, provavelmente aumentar seus ganhos.