NÃO TOCARAM O SOLO

Os municípios de Palotina e Francisco Alves foram palco de um fenômeno atmosférico curioso na tarde desta quinta-feira (13): a formação de nuvens funil, também conhecidas como formações tornádicas. Em Palotina, o registro ocorreu por volta das 16h10.
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno é relativamente comum no Paraná nesta época do ano. A combinação de calor intenso, alta umidade e instabilidade atmosférica favorece a criação dessas estruturas, especialmente em dias com potencial para tempestades mais fortes.
Até o momento, não há registro de danos ou prejuízos relacionados às formações observadas. Os meteorologistas explicam que se trata, de fato, de uma nuvem funil — e que só pode ser classificada como tornado caso toque o solo.
Além disso, as formações registradas não se originaram de uma supercélula, que é um tipo de tempestade severa responsável pelos tornados mais intensos. Sem essa condição, os tornados associados são muito mais fracos, caso venham a se formar.
Alerta da Defesa Civil permanece válido
A Defesa Civil do Paraná emitiu na quarta-feira (12) um alerta para pancadas de chuva, trovões e temporais isolados em grande parte do Estado. O aviso segue válido para esta quinta-feira, já que as condições atmosféricas permanecem instáveis.
O alerta aponta:
A chuva tende a ser mais intensa na área da Tríplice Fronteira. O Noroeste e o Centro-Sul do Paraná seguem com instabilidade. Já o litoral e o Leste do Estado continuam com sol predominante e altas temperaturas. Em Curitiba, há previsão de chuva, porém de baixa intensidade.
Segundo o Simepar, a instabilidade é causada por um sistema de baixa pressão formado entre o norte da Argentina e o Paraguai, aliado ao avanço de um sistema frontal pelo sul do Brasil. Há registro de chuva no Oeste e no Sudeste do Estado, e o núcleo de instabilidade se aproxima de Rio Bonito do Iguaçu, município fortemente atingido pelo ciclone da última sexta-feira (7). Apesar disso, na região, a previsão é de chuva fraca a moderada, sem ocorrência de rajadas de vento.
A orientação das autoridades é que a população fique atenta aos alertas oficiais e busque abrigo seguro em caso de vento forte ou possível formação de novas nuvens funil na região.