Umuarama

Educação

Nova edição da Biblioteca Itinerante traz a literatura africana contada pelos griots

10/04/2023 08H45

Jornal Ilustrado - Nova edição da Biblioteca Itinerante traz a literatura africana contada pelos griots

Com mais de dez anos na estrada, o projeto Biblioteca Itinerante – Caminhos do Saber, que neste ano tem o tema “Griots, Contos Africanos”, dá a partida para temporada 2023, no próximo dia 11. A primeira escola municipal a ser visitada pelo ônibus biblioteca será a Doutor Ângelo Moreira da Fonseca, no Parque Dom Pedro I.

Sob a coordenação da professora e escritora Ângela Russi, a Biblioteca Itinerante – montada dentro de um ônibus decorado e equipado especialmente para a leitura – este ano aborda a literatura africana, por meio dos griots, que são os contadores de história daquele continente. “Os griots e griottes estavam presentes em inúmeros povos, da África do Sul à Subsaariana. Eles são muito bem quistos dentro do continente africano, pois levam a história do povo”, explicou a professora.

Jornal Ilustrado - Nova edição da Biblioteca Itinerante traz a literatura africana contada pelos griots

Seguindo o tema foi escrito a peça teatral que será apresentada na Biblioteca Itinerante, visando encantar e envolver as crianças no mundo da literatura. “A apresentação contará com três histórias, contadas por um griot fantoche. Uma será um conto africano antigo e duas serão histórias modernas. Além de falar do continente e enaltecer a literatura africana, queremos falar do povo. Para isso teremos o texto ‘Meu Crespo é de Rainha’ da escritora Bell Hooks e o livro ‘Amoras’, escrito pelo Emicida”, disse Ângela.

Jornal Ilustrado - Nova edição da Biblioteca Itinerante traz a literatura africana contada pelos griots

Dentro do teatro o griot contador de história também é levado para dentro do celular e por meio da tecnologia continua sua saga de levar o conhecimento por meio da fala. “Queremos mostrar como a narrativa é importante, mesmo em um tempo de tecnologias. Quando eu conto histórias não tem idade, todos prestam atenção, pois a voz tem carinho, afeto e entonação”, ressaltou a entrevistada.

A programação Biblioteca Itinerante – Caminhos do Saber continua com várias apresentações e contações de história, como as escritas por Joel Rufino dos Santos, Carolina de Jesus, o ícone Machado de Assis e outros. Este ano Ângela conta com a ajuda das estagiárias: Letícia da Silva Cunha, Ana Caroline Palhoto Silva e Jeniffer Nunes Nogueira

VISITAS

O ônibus biblioteca visitará mais de 45 instituições de ensino municipais entre Escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIS). São cerca de 10 mil crianças que recebem o projeto de estímulo ao hábito pela leitura, cultura e conhecimento. Inserido na literatura, a Biblioteca Itinerante também oferece atividades lúdicas, como: teatro, música e recreações. As escolas particulares que quiserem a visita da biblioteca itinerante precisam encaminhar um ofício para Secretaria Municipal da Educação realizando o pedido e agendamento.

Jornal Ilustrado - Nova edição da Biblioteca Itinerante traz a literatura africana contada pelos griots

A LEITURA

Ângela explica que a leitura é fundamental para a formação de uma pessoa. “Além de contribuir para o senso crítico, estimula a criatividade e a imaginação do leitor. Costumo brinca dizendo que todo leitor é mais inteligente”, diz.

O PROGRAMA

A Biblioteca Itinerante Criado pela Lei Municipal nº4.281/2018, o Programa Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria já soma mais de 100 mil visitas em escolas ao longo dos 11 anos de funcionamento. O ônibus temático circula por todas as unidades educacionais do município com apresentações teatrais, atividades lúdicas integradas ao planejamento curricular.

Os alunos têm a oportunidade de visitar o interior do ônibus e receber mais informações sobre o tema abordado, para enfim, escolher um livro, dentre os dois mil livros do acervo, para leitura.