UMUARAMA
O prefeito Hermes Pimentel assinou na tarde desta terça-feira, 26, um compromisso de apoio entre o município e a Cooperativa de Produtores de Leite de Umuarama (Cooplu), para a futura instalação de uma unidade de recebimento e resfriamento da produção dos cooperados da cidade e região.
O ofício levou também a assinatura do presidente da Cooplu, Elson Castro Tamaio Júnior, e do secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva. “A cooperativa solicitou um barracão para instalar o ponto de recebimento, embrião para uma unidade de industrialização, e o município será parceiro nesta iniciativa para estimular a produção de leite em nossa cidade e região”, afirmou o prefeito.
A Cooplu conta hoje com 54 cooperados, todos produtores familiares, que enfrentam um momento difícil em razão da importação de leite de outros países, com preço mais baixo graças ao câmbio, isenções e subsídios locais. “O compromisso para cessão de uso de um espaço é um estímulo importante para os produtores persistirem na atividade. A produção leiteira gera divisas para o município e representa a única fonte de sustento para dezenas de famílias que vivem no campo”, afirmou Elson Tamaio.
Com a instalação da unidade de recebimento e resfriamento de leite, a Cooplu vai buscar outras parcerias para adquirir equipamentos e projetar a futura implantação de uma agroindústria de leite e derivados. “Esta é uma política do prefeito Pimentel, estimular a produção e a industrialização da matéria-prima aqui mesmo no município. E as agroindústrias fazem parte desse processo, por isso terão todo o nosso apoio”, afirmou Marcelo Adriano.
Para utilizar o terreno, a cooperativa – sem fins lucrativos – deve comprovar que possui recursos para os investimentos necessários e a manutenção. A concessão também será submetida à aprovação da Câmara de Vereadores, acompanhada de um plano de negócios demonstrando os investimentos planejados ao longo do tempo e a projeção de aumento do faturamento.