EM UMUARAMA
Uma mulher de 36 anos foi libertada pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (28) após ser ameaçada, agredida e mantida em cárcere privado pelo seu companheiro, um homem de 57 anos.
A situação de violência doméstica foi flagrada na residência da família, na Estrada Desengano, no distrito de Santa Eliza, em Umuarama. O homem foi preso em flagrante acusado de ameaça, dano, cárcere privado, lesão corporal e posse irregular de arma de fogo. Ele está recolhido na cadeia local.
Segundo a PM, a mulher foi mantida em cárcere privado desde as 5 horas desta quarta-feira, mas conseguiu pedir ajuda a familiares somente durante a tarde, usado o celular do filho. Eles acionaram a Polícia Militar. O dispositivo da vítima foi quebrado pelo suspeito para evitar que a mesma buscasse ajuda.
Na residência da família os policiais, com auxílio de uma equipe da Patrulha Rural, conseguiram libertar a vítima. Com o suspeito encontraram uma espingarda cartucheira, três cartuchos, uma faca e insumos para realizar recargas. Ainda segundo a PM, o homem já tem passagens anterior pelo crime de ameaça.
Até julho de 2022, a central de atendimento da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres em todo o território nacional.
O o Ligue 180 é um canal de atendimento exclusivo para mulheres, em todo o país. Além de receber denúncias de violência, como a familiar ou política, o serviço compartilha informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta sobre direitos e legislação vigente.
O Ligue 180 pode ser acionado por meio de ligação, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.