Esportes

ESPORTE

Morador de Iporã é convocado para a Seleção Brasileira de Handebol Master

22/07/2024 16H40

Jornal Ilustrado - Morador de Iporã é convocado para a Seleção Brasileira de Handebol Master

Marcelo Gomes do Nascimento, de 46 anos, residente de Iporã, a 55 quilômetros de Umuarama, foi convocado para a 3ª Copa América de Handebol Master pela Seleção Brasileira. A competição ocorrerá em San Juan, Porto Rico, entre os dias 14 e 18 de agosto.

Marcelo relata que estava trabalhando quando recebeu a notícia da convocação através de um amigo de Cambé, que também foi chamado para a seleção. “No primeiro momento, você fica eufórico, sem saber o que fazer. Precisava confirmar a notícia. De repente, fui adicionado no grupo de WhatsApp chamado ‘Seleção Brasileira 45+’, e aí foi só alegria. Confirmei as informações e comecei a verificar a documentação necessária para participar da Copa América”, explicou. 

Nascido em Maringá, Marcelo se mudou para Iporã com apenas três meses de vida e vive na cidade até hoje. Ele é casado com a professora Camila Ruiz do Nascimento e tem três filhos: Gabriela Nascimento, de 19 anos, Marcelo Filho, de 16 anos, e Rafaela, de 7 anos. Marcelo é proprietário de uma empresa familiar que comercializa móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e confecções diversas.

A relação de Marcelo com o handebol começou bem cedo, aos 14 anos. “Foi um tempo dourado do Handebol de Iporã, momentos inesquecíveis. Fomos campeões paranaense, brasileiro e de torneios internacionais como a Handebol Cup Curitiba”, contou. Ainda na adolescência, ele jogou pela seleção paranaense, que representou o Brasil no Sul-Americano realizado em Montevidéu, Uruguai.

Jornal Ilustrado - Morador de Iporã é convocado para a Seleção Brasileira de Handebol Master

Apesar do fim da equipe de Iporã, Marcelo continuou a jogar handebol, participando de jogos e competições através de amizades feitas no esporte. Com o tempo, porém, suas participações em competições diminuíram, e ele passou a se dedicar mais a brincadeiras e rachões com amigos. 

Em 2021, um convite para participar do Brazil Master Cup, um dos maiores eventos de Handebol Master do Brasil, reacendeu sua paixão pelo esporte. Jogando pela equipe de Brasília-DF, consagraram-se campeões na categoria 42+. “Aquilo acendeu novamente uma chama, uma vontade de estar sempre ali, participando em quadra, competindo e jogando handebol. Decidi voltar a jogar em um nível melhor, cuidando da minha forma física”, disse Marcelo.

Desde então, Marcelo conquistou vários títulos, incluindo o campeonato dos Jogos Abertos Master do Paraná, em Foz do Iguaçu, e o vice-campeonato Brasileiro Master 42+, realizado em São José dos Pinhais-PR, pela Confederação Brasileira de Handebol (CCBHb), com a equipe Velho Oeste São Miguel do Iguaçu.

Este ano, Marcelo participou do Brazil Master Cup 2024 com a equipe de Cambé-PR e agora se prepara para representar o Brasil na Copa América de Handebol Master em San Juan, Porto Rico. Além disso, ele joga com a equipe Velho Oeste São Miguel / Marechal Cândido Rondon, que participará do II Campeonato Brasileiro Master 42+, e com a equipe de Cambé-PR.

Marcelo mantém uma rotina intensa de treinos, treinando três vezes por semana, jogando peladas uma vez por semana, fazendo musculação, jogando tênis e, sempre que possível, treinando handebol com os jovens de Iporã.

Ele embarca no dia 13 de agosto, e a seleção se reúne em San Juan no dia 14. Ainda não foi divulgada a tabela dos jogos, mas o primeiro jogo está previsto para o dia 15.