UMUARAMA
Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos iniciou na manhã desta quarta-feira, 18, a recuperação do pavimento da avenida Parigot de Souza, uma das mais movimentadas da cidade, que liga à região central parte do fluxo de veículos que chegam das rodovias PR-323 e PR-489, por meio das avenidas Ângelo Moreira da Fonseca e Ivo Sooma.
Para execução dos serviços foi necessário a interdição parcial do trânsito entre a avenida Guanabara e o cruzamento com a Ariovaldo Rodrigues de Moraes, no entorno do cemitério municipal. A previsão é que a obra seja concluída até a tarde desta sexta-feira, 20. A liberação dos veículos ocorrerá conforme o avanço dos serviços.
O secretário municipal de Obras, Renato Caobianco, informou que serão recuperados cerca de 1 mil de extensão, que totalizam pouco mais de 7 mil m² de micropavimentação asfáltica. “Estamos realizando serviços de manutenção e correção da pista, finalizando com uma camada bem uniforme de micropavimento, que vai selar o piso e assegurar a impermeabilização”, explicou.
A escolha pelo processo de micropavimentação levou em conta aspectos como tráfego de veículos, rapidez na execução e também custo-benefício. “O custo é reduzido, em comparação com o recapeamento asfáltico, e a durabilidade é de quatro anos ou mais com esse serviço, sem a necessidade de manutenção constante”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.
“Temos o equipamento e o conhecimento técnico. Com investimento relativamente baixo conseguimos recuperar um grande volume de ruas e avenidas da cidade, que são criteriosamente escolhidas”, completou. O andamento do serviço depende das boas condições climáticas, mas contam a favor as características da avenida – árvores com a manutenção em dia e pista limpa.
Ao final do serviço, o secretário Renato Caobianco informou que alguns pontos da outra pista (sentido à avenida Guanabara) também devem receber manutenção e micropavimentação. Durante o período de interdição, os motoristas devem procurar rotas alternativas para o deslocamento à região central e às imediações do cemitério. A via mais indicada é a avenida Brasil.