SEGURANÇA
Conforme relatórios da Sestram, Central de Atendimento do telefone 153 recebe em média 175 chamados por mês
Desde 1992 a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) realiza uma proteção municipal preventiva, ou seja, tem presença e patrulhamento ostensivo e atende aos chamados mais diversos de socorro da população, que liga para a Central de Atendimento no telefone 153. Segundo relatório da força de segurança, são realizados em média 175 chamados por mês e a ocorrência recordista é a de pessoas que se dizem importunadas por usuários de drogas, pessoas em situação de rua, mendicância e embriagados.
De sete meses de 2023, em cinco deles a reclamação sobre os drogadictos foi ‘a campeã’ e em dois meses as chamadas recordistas foram para abordagem para verificação de pessoa em atitude suspeita (veja tabela nesta página). “Durante julho foram realizados 172 chamados à nossa central de atendimento e a principal ocorrência atendida neste mês foi a recuperação de um veículo que estava com ordem de busca e apreensão, além mais 39 atendimentos de ordens de serviços solicitadas oficialmente”, relata o comandante Valdiney Roberto Rissato.
Outras ocorrências mais recebidas neste mês foram, em segundo lugar a abordagem para a averiguação de suspeitos, em terceiro lugar os encaminhamentos de pessoas ao Hospital Santa Cruz, em quarto lugar as ocorrências envolvendo animais em geral e em quinto lugar as denúncias de pessoas em atitude suspeita próximas a residências ou a estabelecimentos comerciais. “Também atendemos a denúncias de veículos estacionados de forma irregular, ocorrências em escolas, perturbação do sossego, denúncias de pessoas desaparecidas e ocorrências no Centro Pop”, relata Rissato.
GUARDA MUNICIPAL – RELATÓRIO DE OCORRÊNCIAS – JULHO/2023 – Clique aqui.