Cotidiano

CORONAVÍRUS

Mais de 120 umuaramenses são multados em situação de aglomeração

17/08/2020 17H56

coronavirus_multa_umuarama

A Guarda Municipal e as equipes da Vigilância Sanitária e do setor de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura atenderam mais de 30 denúncias e flagrantes de situações em desacordo com as medidas dos decretos municipais de enfrentamento a pandemia de coronavírus. Mais de 120 pessoas foram multadas pelo CPF em todo o fim de semana, por irregularidades diversas – especialmente por participarem de aglomerações.

A operação foi iniciada na sexta-feira (14) quando foram notificados sete bares nos jardins São Cristóvão, Nova América e na Rua Tomé de Souza, além de uma casa de carnes no Nova América, um mercadinho nas imediações da Praça dos Xetá e um local que serve espetinhos no mesmo logradouro público. Um dos bares foi fechado.


A partir das 22h30, com o reforço da Polícia Militar e da Polícia Ambiental, a força tarefa passou a fiscalizar aglomerações no Alto da Paraná, onde os frequentadores foram abordados e depois se dispersaram, e também no Lago Aratimbó, com várias autuações.

MULTAS

guarda

A guarda Municipal emitiu quase R$ 3,4 mil em multas e recolheu um veículo para o pátio do 25º Batalhão de Polícia Militar. As infrações foram por escape com descarga livre (três), licenciamento atrasado (um) e três pessoas foram multadas por conduzir veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, a Guarda Municipal realizou 20 testes com etilômetro. Os infratores não foram multados por não estarem conduzindo seus veículos – que foram retirados por outros motoristas devidamente habilitados.

LUAU

No Parque Ibirapuera, onde acontecia um luau, os participantes tiveram os nomes anotados pela Vigilância Sanitária. Por fim, em uma chácara próxima ao Residencial Grevilha, os frequentadores também foram notificados pela Vigilância Sanitária. A central da Guarda Municipal recebeu ainda diversas denúncias de som alto e aglomeração de pessoas em residências, porém o efetivo estava envolvido em apoio aos fiscais da Vigilância Sanitária até por volta das 4h.

SÁBADO

guarda_multa_coronavirus

No sábado (15) foram 13 ações entre as 7h e a 1h da manhã, envolvendo denúncias de aglomeração em igreja e estabelecimentos comerciais, algumas improcedentes – com baixo número de pessoas e seguindo as normas – e em outras houve notificações. Uma empresa realizava festa próximo ao pátio da Prefeitura e cerca de 40 pessoas foram abordadas – os CPFs foram anotados pela equipe da fiscalização para autuação.

Por volta das 22h foi flagrada aglomeração em uma festa na Avenida Rotary, com algumas pessoas sem documento – que foram identificadas pelo sistema de informações. O responsável pela residência foi infracionado e os presentes foram autuados no CPF.

DOMINGO

No plantão de domingo (16) foram registradas seis ações, entre denúncias de bares abertos e aglomerações. No Parque Tarumã um bar foi flagrado aberto – o que é proibido pelo decreto 082, alterado pelo 098 e 165/ 2020 – com mesas e cadeira do lado de fora. A Vigilância Sanitária emitiu notificação de orientação ao proprietário e alertou-o sobre a possibilidade de multa em caso de reincidência. Outros estabelecimentos fiscalizados tinham abertura autorizada e funcionavam dentro das normas.