Umuarama

Saúde

Luta contra o Aedes aegypti precisa ser redobrada com a chegada do calor

25/09/2018 15H34

A Primavera chegou e historicamente a estação é caracterizada pelo retorno das chuvas mais abundantes e do calor. Essa mistura retoma o dilema com a dengue, zika e chikungunya. Mesmo a Secretaria Estadual de Saúde mostrando baixo risco para região, existe a necessidade da população retomar os cuidados para o combate as doenças.

Nos primeiros quatro meses do ano, Umuarama teve um índice médio de infestação de 6,3%, já em maio, após algumas medidas da Prefeitura, como a ação de recolher entulhos por meio do programa Bairro Saudável, o Liraa apresentou um índice de 0,7%. Agora com a retomada do calor, os coordenadores do Comité da Dengue alertam a população para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos. É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo, não deixe água acumular nas lajes e tampe os ralos ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Piscinas e vasos

Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente. Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado. Mantenha as calhas sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água. Baldes e vasos de plantas vazios precisam ser guardados e evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Objetos que acumulam água

Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo. Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana. Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda. Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.