CRIME AMBIENTAL
Iporã – Um lixão clandestino localizado ao lado do Cemitério Municipal de Iporã foi flagrado na manhã desta terça-feira (5) em uma ação conjunta do Ministério Público, Polícia Ambiental – Força Verde e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
No local foram encontrados pneus descartados a céu aberto e com água, lâmpadas armazenadas de forma irregular, além de muito lixo orgânico. O grupo também encontrou um caminhão de coleta do Município que recolhia de forma irregular lixo reciclável para levar até o Aterro Sanitário da cidade, segundo o Ministério Público.
Segundo o promotor de Justiça Renan Guilherme Goes de Lima, o local não tem nenhuma licença ambiental para funcionar, ficando inclusive em área cercada por chácaras. “Verificamos, inclusive conversando com moradores próximos, que ocorrem queimadas, principalmente durante a noite, de forma regular. Não tem como o Município alegar que desconhecia a existência do lixão”, afirmou o promotor.
Ainda segundo o representante do Ministério Público serão adotadas providências em três esferas distintas: a administrativa, através de abertura de procedimento junto ao IAP para apurar irregularidades e responsabilidades; na seara criminal, por crimes como de poluição e na área cível, com eventual Ação Civil Pública por improbidade administrativa.
“Como o prefeito tem foro privilegiado, as investigações criminais serão remetidas para Curitiba. Já aqui vamos analisar quais as medidas extrajudiciais ou mesmo uma ação civil pública”, afirmou Renan Lima.
O Ilustrado entrou em contato com o Instituto Ambiental do Paraná, que informou que procedimentos administrativos já foram feitos anteriormente e que serão adotadas novas medidas adequadas.
O Ilustrado tentou diversos contatos via celular e aplicativo de mensagem com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Iporã, Victor Adriano Martins, mas o mesmo não atendeu as ligações e nem retornou as mensagens até o fechamento da matéria.
Em respeito ao direito ao contraditório, o Ilustrado está disponível para a publicação das medidas a serem adotadas pelo município de Iporã para colocar fim ao lixão clandestino.